Cotidiano

Moradores reclamam de falta de água em Boa Vista

Moradores da Rua Rio Apiaú, no bairro Professora Araceli Souto Maior, zona oeste da Capital, acionaram a Folha para denunciar a falta de abastecimento de água na região. De acordo com os residentes, a situação ocorre há pelos menos oito dias, o que tem ocasionado transtornos à população. 

Uma das moradoras é a técnica de enfermagem Eliane Silva. Ela contou que reside no local há sete anos e que a falta de água se tornou constante em 2015. Para realizar os afazeres domésticos e as necessidades básicas, a moradora relatou que precisa se deslocar à residência de sua mãe, no bairro Cambará. “Tenho que ir à casa da minha mãe tomar banho ou trazer água em garrafões para utilizar nos afazeres domésticos”, disse.

Segundo a moradora, quando acionada, a Companhia de Água e Esgotos de Roraima (Caerr) não se posiciona com exatidão para solucionar o problema. “Sempre ligo pra Caerr e sempre nos passam informações diferentes e, hoje, quando voltei a ligar me disseram que não há previsão para voltar o abastecimento”, relatou. “Nós queremos uma solução com urgência”, acrescentou.

Com 63 anos de idade e morador no local há 15 anos, o agricultor Francisco Cardoso, disse que também necessita se deslocar a outras localidades para conseguir água a fim de realizar os afazeres domésticos e as necessidades básicas.

OUTROS BAIRROS – Segundo a moradora da Rua Frederico Francisco Fonteles, no bairro Cinturão Verde, zona oeste, desde o último final de semana que os residentes estão sem o abastecimento regular de água. “Falta de manhã, pinga no meio dia, logo falta novamente e só volta tarde da noite”, reclamou.

No residencial Vila Jardim, os moradores estão sem receber água nas suas torneiras desde o último domingo, 28. De acordo com o auxiliar administrativo Francisco Gomes, de 41 anos, os residentes foram pegos de surpresa. “Não avisam que vai faltar água, dessa forma ficamos desprovidos sem ter como fazer as necessidades básicas”, relatou o morador.

OUTRO LADO – Em nota, a Companhia de Águas e Esgotos de Roraima (Caerr) informou que, por conta de um problema elétrico ocasionado por queda de tensão no Centro de Reservação e Distribuição (CRD) do São Pedro, no último final de semana, o fornecimento de água ficou comprometido em diversos bairros da cidade. “Paralelo a isso, no sábado, 27, a Companhia teve uma de suas bombas de captação de água danificada, o que fez reduzir a produção de água para toda a capital”, informou.

Ainda em nota, reforçou que a bomba sobressalente também foi danificada, devido à queda de tensão. “Por isso em alguns bairros, a pressão da água caiu e outros ficaram com o fornecimento comprometido. Técnicos da Caerr estão trabalhando na manutenção dos equipamentos e assim normalizar o abastecimento o mais breve possível”, esclareceu.

A Companhia possui um canal de comunicação direto com o consumidor, por meio do número 0800-280-9520, das 7h às 18h, de segunda a sexta-feira, sábados, domingos e feriados, das 8h às 18h e pelo aplicativo Caerr Mobile (disponível para Android) ou por meio do portal da Companhia www.caer.com.br. (E.M)