Cotidiano

Moradores pedem passarela na BR-174

Nem com fiscalização eletrônica os condutores de veículos param na faixa de pedestres, colocando a vida das pessoas em risco

Moradores da Avenida Brasil, trecho urbano do sentido sul da BR-174, saída para o Amazonas, reclamam da falta de fiscalização de trânsito no local. Eles afirmam que, apesar das barreiras eletrônicas, em funcionamento desde novembro de 2014, muitos condutores ainda desrespeitam as faixas de pedestre e dirigem em alta velocidade. Temendo pela segurança das pessoas que necessitam atravessar a via, a população pede a instalação de passarelas.
A auxiliar de serviços gerais Dalva Ferreira, moradora do bairro Nova Cidade, à margem da rodovia, já presenciou atropelamentos naquele trecho. Segundo ela, a imprudência dos motoristas é um dos principais fatores para a ocorrência de acidentes no local. “Os carros passam em alta velocidade e desrespeitam a sinalização. Quando chegam próximo a uma faixa de pedestres, já é muito tarde para reduzir ou frear”, disse.
Segundo Dalva, o horário de maior incidência de acidentes é à noite. A iluminação precária impede que os condutores visualizem pedestres atravessando a via. Ela relatou que por diversas vezes os moradores procuraram a Prefeitura de Boa Vista e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes em Roraima (Dnit), que é responsável pelas rodovias federais, pedindo uma solução para o problema, mas nenhuma providência foi tomada.
O autônomo Marcos da Silva, morador do bairro São Bento, também à margem do trecho sul da BR-174, acredita que a solução para o local seria a instalação de passarelas. “Os veículos poderiam transitar tranquilos e os pedestres atravessar a rua em segurança. Os moradores já se reuniram e chegaram até a fazer um abaixo-assinado solicitando a construção de passarelas, porém não foram ouvidos”, disse.
O funcionário público João Lopes, morador do bairro Raiar do Sol, outro localizado naquele setor, relatou que, após a instalação das barreiras eletrônicas, em novembro do ano passado, a quantidade de acidentes diminuiu. “Antes, presenciava pelo menos dois acidentes por mês neste trecho, mas desde que instalaram os pardais o número reduziu, mas não totalmente. Acredito que nem todos os condutores saibam como funciona este tipo de fiscalização e acabam desrespeitando”, observou.
O estudante Pedro Almeida mora no bairro Raiar do Sol e, para chegar à Universidade, ele atravessa a via para pegar o ônibus ou um táxi-lotação. Ele afirmou que já escapou de um atropelamento por duas vezes. “Sempre olho bem para ver se não há veículos se aproximando e atravessar com segurança, porém alguns condutores vêm em alta velocidade. Já atravessei a rua correndo, pois os motoristas não reduzem, não se importam se há pedestres atravessando ou não”, disse. 
PREFEITURA – A Secretaria Municipal de Comunicação da Prefeitura de Boa Vista informou que qualquer tipo de obra ou instalação é de responsabilidade do Dnit. Com relação à iluminação, informou que o projeto de iluminação foi enviado ao Dnit para aprovação. A previsão é que em março seja aprovado. A licitação será em abril, com obra prevista para iniciar em julho.
DNIT – A Folha entrou em contato com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes em Roraima, porém as ligações não foram atendidas. (I.S)