Cotidiano

Moradores interditam rua para cobrar recuperação de asfalto depois de obra

Por causa de obra de tubulação, rua ficou com asfalto destruído, tomada por buracos, poeira no verão e lama durante as chuvas

Um grupo de moradores e comerciantes da Rua Izídio Galdino da Silva, antiga N-21, localizada no bairro Senador Hélio Campos, zona Oeste da Capital, fechou a via com pedras, placas, pedaços de madeira e fitas de isolamento, impedindo a passagem de veículos no local, na tarde de ontem.

O protesto é uma reivindicação porque a rua ficou em condições precárias desde que a Prefeitura de Boa Vista realizou obras de tubulação no local, no ano passado. “É muito buraco e poeira. Estamos reivindicando melhorias porque a rua ficou muito perigosa. Aqui existem vários pontos comerciais e isso tem nos prejudicado”, disse a empresária Neuza Zimmer.

Conforme ela, a rua era completamente recapeada, mas o asfalto foi quebrado para fazer os serviços de tubulação. “Depois que fizeram esse serviço, sequer colocaram o asfalto de volta. Estamos passando por essa situação complicada e queremos que sejam tomadas providências”, afirmou.

De acordo com a comerciante, que possui uma loja de materiais de construção no local, os empresários também cobram que o projeto de ciclovia não passe pela rua. “Não queremos que essa ciclovia passe por aqui. Como é que vai ter uma ciclovia em uma rua estreita? Isso vai prejudicar os comerciantes para descarregar as mercadorias”, frisou.

Importante via de acesso para o bairro Silvio Botelho e Avenida Nazaré Filgueiras, a rua deverá ser contemplada com a ciclovia pelo Projeto de Mobilidade Urbana da Prefeitura. Moradores também fizeram protestos pelas redes sociais e postaram fotos com vários pontos de alagamento na rua. “Quando chove, fica todo mundo com medo de se arriscar a passar pelas poças de lama, porque existem muitos buracos. Estamos exigindo melhorias e, se não formos atendidos, iremos interditar por tempo indeterminado”, disse um morador, que preferiu não se identificar.

Em um dos pontos alagados, moradores fixaram uma placa com os dizeres “Lagoa 21”, como forma de alertar os motoristas para que não trafegassem pelo local. A rua ficou interditada até as 17h30 de ontem e, após a chegada de agentes da Guarda Civil Municipal, foi novamente liberada.

PREFEITURA – Em resposta à Folha, a Prefeitura de Boa Vista informou que “já está na programação da Secretaria Municipal de Obras e Urbanismo desta semana o início dos serviços de recomposição asfáltica na Rua Izídio Galdino da Silva, Senador Hélio Campos”.

Sobre a ciclovia, a prefeitura reforçou que o bairro “é uma das regiões que mais necessita devido ao grande fluxo de bicicletas como meio de transporte” e lamentou que “muitas pessoas ignorem a importância de uma ciclovia que aumenta a segurança de várias famílias”.

Quanto aos estacionamentos, a Prefeitura disse que as vagas existem, só não estão necessariamente logo em frente ao estabelecimento, segundo a PMBV, uma “realidade da maioria das cidades grandes, ou em desenvolvimento”.