Cotidiano

Moradores esperam há mais de dez anos por asfaltamento

Prefeitura de Boa Vista diz que busca recursos para incluir a rua CJ-12 nos próximos projetos de pavimentação

Mesmo com o início do inverno, Boa Vista ainda não recebeu suas esperadas chuvas. O que para alguns é alívio, para outros, significa problema. É o caso dos moradores da rua CJ-12, no bairro Jóquei Clube, zona oeste da capital, que esperam pelo asfaltamento da rua há mais de dez anos. Com a chegada de mais um período chuvoso, os moradores temem ficar ilhados mais uma vez.

No ano passado, a rua passou por obras na tubulação e rede de esgoto. À época, os residentes suspeitaram que o asfaltamento seria o próximo passo, mas nada aconteceu. Já em 2018, a Prefeitura de Boa Vista iniciou as obras de asfaltamento em ruas anteriores à CJ-12, como CJ-10 e CJ-11. Contudo, os moradores foram informados de que o asfaltamento não seria realizado na rua CJ-12.

A técnica de laboratório Valdely Bezerra foi uma das que recebeu a informação. “Eles [trabalhadores da obra] nos disseram que o município não tem verba para continuar com o asfaltamento, sendo que eles estão na metade da CJ-11. Como assim não tem verba para todas as ruas? Moro aqui há 10 anos e nunca chegaram perto de asfaltar. Agora que chega a nossa vez não tem dinheiro?”, questionou.

A equipe de reportagem da Folha esteve no local e constatou o asfaltamento já realizado nas ruas CJ-10 e CJ-11, bem como o da rua Abdala Habib Fraxe, que aumenta a preocupação dos moradores. De acordo com Valdely, o asfaltamento realizado na rua Abdala Fraxe vai prejudicar o escoamento da água que vai acumular na CJ-12.

A preocupação também é compartilhada pelo motorista Otávio de Souza. Há três anos morando no bairro, ele contou que este inverno tende a ser diferente dos anteriores, tendo em vista o trabalho de asfaltamento realizado nas demais ruas. “Fiquei sabendo esses dias que o asfalto não ia chegar aqui. O problema maior é que agora por onde a água vai escoar? As poças tendem a ser maiores agora, o que vai dificultar ainda mais a vida de quem não tem transporte e precisa chegar na principal”, relatou.

Além das poças de água e lama, outro problema enfrentado pelos moradores da rua é em relação ao lixo depositado nos terrenos baldios da rua. Pela falta de limpeza constante, os terrenos acabam sendo invadidos pela água. O resultado, segundo os moradores, é uma grande poça de água e lixo. Durante o período chuvoso, as crianças costumam ser as mais atingidas por epidemias e doenças.

Para os moradores, o sentimento que fica é de desigualdade. “Ficamos chateados porque pagamos nossos impostos, a taxa de lixo e todas as outras contas. Também temos direito a ter uma rua asfaltada, queremos saber da prefeita Teresa Surita por que não vão asfaltar nossa rua, mas asfaltaram a rua do Sindicato dos Policiais Civis do Estado”, destacou Valdely.

OUTRO LADO – Sobre o caso, a Prefeitura de Boa Vista comentou que busca recursos para incluir a rua CJ-12 nos próximos projetos de pavimentação do município, que devem ser finalizados até junho deste ano. Além disso, ressaltou que várias ruas do bairro Jóquei Clube estão contempladas no pacote de obras de drenagem e pavimentação que está em execução no bairro. Ao todo, serão contempladas as ruas Antonieta Pereira de Melo, Diamante, Esmeralda Manganês, José Airton de Almeida (antiga CJ-10), Antonieta Pereira de Melo, Abdala Habib Fraxe (antiga CJ-05), Oswaldo Cavalcante (antiga CJ-04), um trecho da rua Raquel da Silva Marques até a rua CJ-11, e a rua Professor Valdecir Botosi. (A.G.G)