Cotidiano

Moradores do União continuam sem abastecimento de água

Desde a semana passada, falta água no bairro União, localizado na zona Oeste de Boa Vista. Segundo moradores, o abastecimento de água é interrompido sem aviso, em horários variados, com duração de até três horas.

Segundo a moradora Marcela Ferreira, a situação da falta de água no bairro tem chegado ao extremo e, nos últimos quatro dias, está sendo diária e de forma inesperada. “Não aguento mais. Todos os dias falta água aqui no bairro. Já reclamei várias vezes e nada foi solucionado”, reclamou.

Marivalda Lima, que também mora no bairro, disse que a constante falta de água representa a falta de respeito com a população. “A falta de respeito da CAERR [Companhia de Águas e Esgotos de Roraima] é grande com os moradores do bairro União. Nos últimos quatro dias, está bem pior. Falta água e, quando chega, é tão fraca que não sobe para o chuveiro. Temos que pegar água nas torneiras mais baixas com um vasilhame. Já reclamei, porém nenhuma providência foi tomada”, frisou.

Monica Farias também fez a mesma reclamação. Ela relatou que a falta de água está acontecendo há cerca de três meses, mas nos últimos quatro dias a situação tem se agravado e o transtorno em relação ao problema tem sido bem maior. A moradora e os familiares aproveitam a hora que tem água para colher em baldes e fazer armazenamento. “Continua o descaso no bairro União. Falta água praticamente o dia inteiro e o pior é que não avisam antes”, relatou.

OUTRO LADO – Em nota, a Companhia de Águas e Esgotos de Roraima (CAERR) informou que enviou uma equipe ao bairro União, na tarde de ontem, 5, e que, durante o trabalho de medição na rua, foi identificada a baixa pressão na rede, ou seja, a água não tem força para chegar até a caixa.

A empresa ressalta que, com o objetivo de melhorar o abastecimento no local, começou a executar o reforço na rede de abastecimento de água no bairro. Uma das medidas é a interligação de rede na Avenida Rui Baraúna. A expectativa é de que o trabalho seja concluído o mais breve possível. Além disso, a empresa está fazendo um mapeamento de todo o bairro.

“Neste período de verão rigoroso, em horário de pico e de alto consumo, poderá ocorrer a despressurização da rede, mas logo em seguida o abastecimento é normalizado de forma gradativa”, lembrou.

A empresa reforça ainda que para melhorar o abastecimento de água na capital realizou a reativação de mais seis poços tubulares, um deles, no bairro União. As estruturas entraram em operação no mês de fevereiro e fazem parte do planejamento de trabalho adotado para manter a regularidade no abastecimento de água. (E.S)