Cotidiano

Moradores denunciam problemas na coleta de lixo domiciliar em BV

Denunciantes também reclamam da falta de cuidado de coletores de lixo, que deixam sacolas pelo meio da rua

Moradores de alguns bairros da zona oeste de Boa Vista, como Cinturão Verde, Centenário e Cambará, estão enfrentando problemas na coleta de lixo domiciliar. À Folha, alguns moradores do Cinturão Verde relataram que o serviço não está sendo realizado há quatro dias. Com o acúmulo do lixo na frente das casas, os animais rasgam os sacos de lixo sujando toda a rua.

O professor José Augusto Souza relatou que, ao sair para trabalhar na manhã da segunda-feira, 10, percebeu que o caminhão coletor de lixo não tinha passado. Segundo ele, essa não é a primeira vez que isso acontece. “Esse serviço está falhando muito nos últimos meses. De 15 em 15 dias, eles deixam de passar aqui na rua para recolher o lixo. A gente denuncia isso à Prefeitura, mas nada é feito. Com certeza, houve uma troca de empresa prestadora de serviço, porque antes não era comum o caminhão não passar aqui”, explicou.

José Augusto reclamou também do serviço prestado pelos coletores de lixo ao retirar as sacolas de lixo e passarem para o caminhão. “Além de falhar no calendário semanal, os coletores fazem um péssimo serviço, pois com a pressa acabam deixando cair sacolas de lixo pelo meio da rua. Assim os cachorros e gatos aproveitam e rasgam tudo, ficando lixo espalhado na frente das casas e pelo meio da rua”, relatou.

O servidor público Antônio Soares também se deparou com vários sacos plásticos rasgados pelos animais e outros sacos ainda intactos nas lixeiras dos vizinhos. Ele disse já ter feito diversas denúncias ao órgão responsável, mas nada foi resolvido. “Já fiz várias reclamações através do número 156, por conta da falta de coleta do lixo de minha residência pela atual empresa. A empresa anterior nos dava retorno por telefone ou vinha em casa para verificar se tudo estava em ordem. Mas agora isso não acontece mais. A Prefeitura já foi melhor quanto à coleta de lixo”, afirma.

OUTRO LADO – Em nota, a Secretaria Municipal de Serviços Públicos e Meio Ambiente informou que a coleta de lixo está sendo feita regularmente em todos os bairros da capital. Mas ressalta que irá verificar junto à empresa responsável sobre a coleta do bairro Cinturão Verde.

Desde 2013, os serviços de coleta são executados pela manhã e à noite, atendendo a uma demanda diária dos 56 bairros da capital. Conforme a Prefeitura de Boa Vista, são 12 caminhões coletores para atender todo o município e três veículos reservas. Os horários das coletas são das 6h40 às 15h e das 18h40 às 3h da manhã. (G.M)

Confira o cronograma de coleta de lixo:

 

Publicidade