Cotidiano

Moradores denunciam poluição causada por elevatória de esgotos

Problema persistia há um ano; Caer afirma que situação foi resolvida na semana passada  

Moradores da rua Libra, no bairro Cidade Satélite, zona Oeste de Boa Vista, estão desde o ano passado tentando resolver um problema de possível poluição do Meio Ambiente  por conta de uma coletora de esgoto que seria de responsabilidades da Companhia de Esgotos de Roraima (CAERR).

Segundo os denunciantes, eles já acionaram o Ministério Público Estadual (MPE) para tentar resolver o problema.

Os moradores reclamavam do odor e da falta de manutenção da elevatória. Em contato com a Companhia de Águas de Esgotos de Roraima (Caerr), a empresa respondeu que o problema já foi resolvido na semana passada.

A empresa esclareceu ainda que na Estação Elevatória de Esgoto houve um problema na instalação elétrica, mas os reparos necessários foram providenciados e a estação já está funcionado, inclusive receberá novas bombas. Os equipamentos foram adquiridos e devem chegar até o final deste mês de julho.

Quanto à construção da Estação naquela localidade, a Companhia alega que a obra seguiu todo o trâmite necessário para a sua implantação, obedecendo todo o processo de licenciamento ambiental exigido para execução, que incluiu a emissão das licenças prévia (para realização do processo de licitação), licença de instalação (para executar os serviços) e, por fim, a licença de operação (emitida após a conclusão da obra).

“Além disso, é realizado, antes de tudo, um rigoroso estudo de impacto ambiental”, ressaltou a Companhia.

A Caerr ressalta que é importante que ao detectar qualquer problema na sua rua que usuário entre em contato por meio da Central de Atendimento 0800 280 9520, que funciona das 8h às 18 horas.