Cotidiano

Moradores de Alto Alegre esperam reconstrução de ponte desde 2013

No Município de Alto Alegre, a situação é mais complicada para famílias que residem na Vicinal 4. Lá, há mais de cinco anos elas esperam pela reconstrução de uma ponte localizada no quilômetro seis. Segundo Noeli Malinowski, desde a administração passada é prometido aos moradores que as obras seriam iniciadas, mas nada foi feito e no período do inverno nenhum veículo consegue chegar até as residências localizadas na vicinal.

“Meus pais residem no local, e por iniciativa dos próprios moradores foi feita uma passagem improvisada que resiste apenas no verão, e no período do inverno, são obrigados a deixar suas residências por falta de condições de trafegabilidade. É um absurdo esta situação, e por iniciativa nossa, protocolamos uma denúncia na comarca de Alto Alegre para cobrar uma solução para esta situação”, comentou.

Noeli informou que teve ocasião em que seus pais optaram por ficar no período do inverno e, como são idosos, tiveram um problema de saúde, e só foi possível chegar com o atendimento médico, devido a colaboração de um vizinho que permitiu a chegada do socorro pela sua fazenda que fica nos fundos do lote de seus familiares.

“Foi um momento difícil que não desejamos passar tão cedo, pela inercia dos gestores públicos que nada fazem para melhorar o acesso da população que reside nas vicinais. Como são idosos, meus pais tiveram complicações de saúde. Graças a sensibilidade de nosso vizinho que possui uma fazenda nos fundos do nosso lote, foi possível os socorristas chegarem para prestar o atendimento. São situações como esta que vivenciamos há mais de cinco anos, e já está na hora de os gestores serem responsabilizados por esta falta de compromisso com a população. Não é um favor, é uma ação de gestão que está sendo negligenciada”, afirmou.

OUTRO LADO – Em nota, a Seinf (Secretaria Estadual de Infraestrutura) informou que com relação à reclamação dos moradores da região de Samaúma, em Mucajaí, quanto a reconstrução de ponte no Igarapé Grotão, já foi feito o projeto básico e está aguardando apenas a alocação de recursos para que seja colocado em licitação.
Com relação à reclamação dos moradores da Vicinal 4, do Município de Alto Alegre, ainda não recebeu nenhuma solicitação por parte da Prefeitura ou da comunidade para recuperação de pontes na região

A Seinf esclarece que, de acordo com o reiterado em decisão proferida em novembro de 2017, pelo Tribunal de Justiça de Roraima, a responsabilidade pela manutenção de vicinais e pontes nelas contidas é do município onde elas estão localizadas. O Estado intervém na recuperação de vicinais e pontes apenas mediante demanda do município ou em casos de emergência.