Cotidiano

Moradores da Taboca denunciam abandono de obra

Os serviços estariam parados há quase dois anos, prejudicando mais de 50 famílias da região

Moradores da Vicinal 08, situada na Comunidade da Vila Taboca, no município de Cantá, no Leste do Estado, denunciaram nesta sexta-feira, 20, o abandono de obras de eletrificação rural da região.

Conforme um agricultor que pediu para não ser identificado, os serviços, pertencentes ao Governo do Estado, estão parados há quase dois anos. A chegada definitiva da energia elétrica, segundo ele, é um sonho antigo dos trabalhadores, que se dizem tristes com a situação.  

“É o sonho dos agricultores que a energia elétrica venha para a vicinal, no entanto, a obra simplesmente parou. Os postes e transformadores estão jogados, se deteriorando com a ação do tempo”, relatou.

Outro morador informou que vários ofícios foram encaminhados para as autoridades competentes, que até o momento não se pronunciaram a respeito. Enquanto isso mais de 50 famílias de produtores rurais sofre com o descaso.

“Já encaminhamos três ofícios, com datas diferentes, para o Ministério Público Estadual. O primeiro deles foi no ano passado. Também enviamos os mesmo ofícios para a Secretaria Estadual de Infraestrutura (Seinf), que também não deu parecer algum de quando vão retomar os trabalhos”, comentou.

O OUTRO LADO – Por meio de nota,  a Secretaria Estadual de Infraestrutura (Seinf) informa que as obra de eletrificação na Vicinal 08 foi paralisada devido a problemas contratuais com a empresa executora do serviço.

Segundo o Departamento de Engenharia e Obras (DEO), os problemas já estão sendo sanados e a previsão é que o serviço seja retomado nos próximos 15 dias.

“Será feira a implantação, distribuição e construção de 21,73 Km de rede elétrica monofásica com níveis de tensão 7,96KV, cabo de alumínio 1#2 AWG CAA, estrutura em poste de concreto armado de 11 metros tipo “U”, inclusive de instalação de 52 subestações monofásica 05 KVA, para atender residência fixas as margens dessa vicinal, com investimento de R$ 999.471,54”, concluiu.