Cotidiano

Moradora reclama de caos no trânsito na cidade de Rorainópolis

O trânsito do Município de Rorainópolis, sul do Estado, tem sido alvo de reclamações. Motoristas trafegam sem cinto de segurança e sem respeitar cruzamentos, não há faixa de pedestres em locais movimentados e até adolescentes são vistos na condução de carros e motos. A secretária Fabiana Silveira se mudou de Boa Vista para lá no final do ano passado e disse que nunca viu sinalizações horizontais nem verticais nas ruas, principalmente em frente a escolas.

A Escola Estadual José de Alencar não possui nem mesmo faixa de travessia para os alunos que diariamente passam por ali. No cruzamento da Avenida Ayrton Senna, a principal da cidade, não há preferências delimitadas e os motoristas atravessam de qualquer maneira, gerando acidentes frequentes. Também é comum os condutores estacionarem em cima das calçadas ou nas esquinas em lugares não permitidos.

Fabiane Silveira afirmou que presencia muita gente trafegar sem cinto de segurança. “Eles bagunçam dizendo que é um enfeite, que é cafona usá-lo”, comentou. Ela afirmou que, o que mais a deixa indignada é que adolescentes conduzem motos e carros. “Eu demorei muito para tirar a minha Carteira Nacional de Habilitação. Ela não custou barato para as minhas condições financeiras, paguei com muito esforço e passei por todo um processo. E aqui menor dirigir é normal”, revoltou-se.

“O Detran [Departamento de Trânsito em Roraima] só é visto em blitz. Só que, por causa dos grupos de WhatsApp, que divulgam as ações, quem está com pendências é avisado das fiscalizações e nem passa por elas. Peço que alguém nos ajude. Rorainópolis está crescendo e deveriam dar maior atenção aqui”, disse.

DETRAN – Quem coordena o trânsito no interior de Roraima é a Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran). A Folha entrou em contato, mas não houve retorno. O chefe de fiscalização de trânsito do Detran em Boa Vista, Vilmar Florêncio, ressaltou que a cidade de Rorainópolis não é de sua competência. (NW)