Cotidiano

Morador reclama de qualidade de água. Confira o vídeo

Morador mostra imagens de uma torneira com água de cor barrenta e totalmente imprópria para consumo

A qualidade da água no município de São João da Baliza, sul do estado, tem gerado muitas reclamações dos moradores. Segundo eles, a cor da água que chega à residência é amarelada e não tem condições de ser ingerida. O gosto e mau cheiro também é motivo de protesto. Os moradores de alguns bairros do município sofrem ainda com a constante falta de água em suas torneiras, o que tem dificultado bastante a vida dessas pessoas.

Em um vídeo enviado por um leitor, o morador Marco Antonio do Nascimento reclama da água distribuída pela Companhia de Águas e Esgotos de Roraima (CAERR). No vídeo, as imagens mostram uma torneira com água de cor barrenta e totalmente imprópria para consumo.

“Essa é a água que nós moradores do São João da Baliza, recebemos em nossas casas, fiz o vídeo para não dizerem que é montagem, eu sou funcionário público, pessoas que são idosas, pessoas que tem criança em casa estão consumindo essa água” disse. 

O denunciante relata o medo que os moradores tem de consumir a àgua a longo prazo. “É bem provável que em pouco tempo não aconteça nada, mas a médio e longo prazo irá aparecer os problemas. É por isso que o índice de problemas renais em São João da Baliza é alto”, disse.

A Folha entrou em contato com a Caer (Companhia de Águas e Esgotos de Roraima) que informou que não recebeu nenhuma reclamação, por meio do 0800 280 9520 (uma das formas de comunicação direta com a comunidade) sobre o fornecimento de água no município de São João do Baliza.

A Companhia esclarece que ao tomar conhecimento do problema, pela reportagem, deslocou uma equipe que já estava no Sul do Estado ao Município, para realizar a vistoria in loco na rede de distribuição. A averiguação foi feita mas não foi identificado nenhum problema no abastecimento de água.

“Porém a Caerr ressalta que equipe foi também até a casa do morador para fazer a coleta da água e analisar o que ocasionou o problema na residência do reclamante, pois a empresa destaca que trata-se de um problema isolado na residência do cliente. A empresa reforça que mantém o controle de qualidade da água oferecida para a população desta localidade por meio da análise diária realizada no laboratório instalado na região”.