Cotidiano

Ministro vem conhecer ‘Família que Acolhe’

Osmar Terra também foi ao Projeto Crescer, onde conheceu o trabalho de inclusão realizado com adolescentes e jovens

O ministro do Desenvolvimento Social, Osmar Terra, esteve em Boa Vista nesta segunda-feira, 27, para conhecer o programa Família Que Acolhe (FQA) e projetos sociais desenvolvidos pelo município. Durante a visita, ele acompanhou as atividades realizadas na sede do programa e os serviços integrados oferecidos pela rede de cuidados com primeira infância – fase que vai da gestação aos 6 anos de idade da criança.

Na sede do FQA, além de conhecer a estrutura física, o ministro viu como são realizadas as palestras da Universidade do Bebê, acompanhou os atendimentos com pediatras e fonoaudiólogos, conheceu a brinquedoteca, algumas das atividades ofertadas no local. Terra também acompanhou uma apresentação feita pela prefeita Teresa Surita (PMDB) sobre a criação do Família que Acolhe e os resultados do programa que em três anos de implantação aumentou significativamente o número de consultas pré-natal, de 16.318 em 2012 para 30.145 em 2015, aumento de 46%.

Outro resultado positivo foi apontado por uma pesquisa feita pela Universidade de New York que mostra que os pais que participam do FQA estão lendo mais e melhor para os filhos. As crianças tiveram ganho significativo no vocabulário, no desenvolvimento cognitivo e na frequência escolar, cotada em 90%.

“O programa Família Que Acolhe tem chamado muita atenção do Brasil, a ponto do ministro querer vir conhecer. A política integrada em rede que a gente está desenvolvendo aqui é o que prega o Marco Legal da Primeira Infância que acabou de ser sancionado. Nós estamos muito evoluídos na questão do atendimento e visão da primeira infância, poucos lugares têm o conhecimento da importância dessa fase da vida”, disse a prefeita Teresa Surita.

A passagem por Boa Vista ainda incluiu uma visita ao Centro de Referência da Assistência Social do bairro Centenário, zona Oeste, onde funciona um Centro de Pais e Filhos que leva algumas atividades do Família Que Acolhe para os bairros, aumentando a quantidade de famílias participantes. O ministro também conheceu o trabalho desenvolvido nas casas mãe e na Unidade Básica de Saúde 24 horas Olenka Macellaro, no bairro Caimbé, zona Oeste, que recebem crianças e mães do programa.

Essas instituições se comunicam de forma articulada em rede e compartilham informações que fortalecem os cuidados com as crianças e famílias das regiões onde estão localizadas. O ministro Osmar Terra destacou a política pública integrada entre educação, saúde e social, que busca criar as melhores condições para o desenvolvimento infantil das crianças de Boa Vista, como modelo para o Brasil.

“Eu vejo aqui as coisas acontecendo na prática. Boa Vista hoje é um município de ponta no Brasil nos cuidados na área social. O programa Família Que Acolhe é muito avançado e é o modelo que a gente pretende usar para outros lugares do Brasil. Nós estamos montando um grande programa de desenvolvimento humano para que todas as famílias de baixa renda do país tenham seus filhos acompanhados desde a barriga da mãe até os três anos de idade com uma estrutura de atendimento, tendo como inspiração o programa Família Que Acolhe”, ressaltou o ministro Osmar Terra.

Osmar Terra encerrou a visita a Boa Vista com uma passagem pelo Projeto Crescer, onde conheceu o trabalho de inclusão realizado com adolescentes e jovens de 15 a 25 anos em situação de risco social. A visita do ministro a Boa Vista foi acompanhada pela equipe do programa Família que Acolhe e da Prefeitura de Boa Vista, promotores e juízes da Infância e Juventude, representantes do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, parlamentares e autoridades parceiras na causa da primeira infância.

PROGRAMA – O Família Que Acolhe foi desenvolvido na atual gestão, por meio de uma lei criada em 2013. O programa acolhe mães e crianças desde a gestação até os seis anos de idade – a chamada primeira infância – com atenção integrada nas áreas da saúde, educação e desenvolvimento social.

O trabalho desenvolvido tem como objetivo fortalecer os vínculos familiares e criar as condições necessárias para que as crianças de Boa Vista alcancem o pleno potencial de desenvolvimento na fase considerada a mais importante da vida.