Cotidiano

Merenda escolar volta a ser feita em copa

Após denúncia publicada na edição de ontem na Folha, a merenda dos alunos da Escola Estadual Monteiro Lobato voltou a ser preparada em instalações adequadas e não mais em um banheiro desativado. A unidade escolar passou por uma revitalização, que contempla obras hidráulica, elétrica e sanitária.

A copa da escola – motivo de reclamação dos pais – passou por uma completa revitalização, com a troca de pisos, revestimento de parede e instalação de refrigeração no depósito de alimentos. Durante a reforma da cozinha, alguns utensílios tiveram que ser guardados em um banheiro desativado há mais de dois anos.

“A gestão da escola apenas utilizou o local, que hoje funciona como depósito, para guardar os utensílios durante a revitalização da cozinha, mas em momento algum a copa funcionou ali. Aproveitamos o período de carnaval, quando não havia aula para fazer esse trabalho, visando justamente a qualidade da merenda escolar. A comida feita nesse período foi a dos operários e não foi dentro do banheiro, e sim no corredor. A obra da cozinha já foi concluída e está funcionando normalmente”, esclareceu o secretário de Educação, José Gomes.

Durante a primeira etapa da reforma foi feito o redimensionamento da rede elétrica, com a substituição de fiação e cabos, instalação de quadros de distribuição para a climatização das salas de aula.

Além disso, foi feita a pintura de todo o prédio, troca de portas, fechaduras e substituição das janelas por material acrílico. Nos banheiros, foi feita a troca de vasos sanitários e pias. A quadra de esportes da unidade também foi totalmente revitalizada, incluindo os vestiários, banheiros e alambrado.

Atualmente a escola atende 1.790 alunos divididos nas séries de 6º ao 9º ano, 1º e 2º ano do Ensino Médio, e EJA (Educação de Jovens e Adultos).