Cotidiano

Merenda é feita em banheiro de escola

Direção da Escola Monteiro Lobato afirmou que banheiro está desativado há mais de dois anos

Pais de alunos da Escola Estadual Monteiro Lobato, localizada no Centro de Boa Vista, procuraram a Folha para denunciar que a merenda escolar distribuída aos filhos está sendo preparada em um banheiro utilizado como copa. Eles alegam que o improviso pode colocar em risco a saúde dos alunos.

A reportagem da Folha teve acesso à copa/banheiro e constatou que, ao lado de onde os alimentos são preparados, há mictórios. A copa teria sido instalada de maneira provisória no banheiro por conta de uma reforma.

O pai de um aluno, que não quis ser identificado, questionou por que a direção da escola não coloca a copa em outro ambiente do prédio. “Isto é um absurdo. Não tinha outro lugar para fazerem de copa? Tinha que ser logo um banheiro. Eu já falei para minha filha não comer na escola, pois ela pode pegar uma doença. Como é que manuseiam alimentos dentro de um banheiro?”, indagou.

Conforme o pai de outro aluno, o problema é muito sério e a qualquer momento um dos estudantes pode adoecer por conta da falta de higiene. “Eu nunca imaginei que uma escola fosse fazer de um banheiro uma copa por conta de uma reforma. Quer dizer que por conta de uma reforma meu filho vai ter que comer a comida feita em um banheiro?”, questionou.

Conforme o gestor da escola, Moisés Gonçalves, a medida foi adotada há apenas três dias por conta de uma reforma que já foi concluída. Ele assegurou que o banheiro está desativado há mais de dois anos e, até pouco tempo, um depósito funcionava no local. “Essa medida adotada foi em curto prazo, durante três dias. Há muito tempo esse banheiro não funcionava. Ele era usado como depósito. Eu jamais iria colocar a vida dos meus alunos em risco. O que está sendo feito é para melhorar o serviço que prestamos a eles”, garantiu. (E.S)