Cotidiano

Menino pede óculos de grau de presente

À FolhaWeb, a mãe de Paulo Henrique de Sousa diz que o menino, de 11 anos, é estudioso e muito carinhoso com os dois irmãos mais novos

Iniciada no último dia 11, a Campanha Papai Noel do Correios tem se firmado ao longo dos anos como uma das ações sociais de maior destaque no país, aquecendo com bondade o coração dos brasileiros.

Em Boa Vista, uma das instituições publicas contempladas com a ação é a escola municipal Luiz Canará, localizada no bairro Senador Hélio Campos, zona Oeste da Capital. Fundada em 25 de junho de 2001, a unidade possui cerca de 1.020 alunos matriculados, do infantil até a 5º do ensino fundamental.

Entre os alunos que estão participando da campanha deste ano está o pequeno Paulo Henrique de Sousa, de 11 anos. Aluno do 5º ano, ele pediu do Papai Noel um óculos de grau ou um patins de presente.

“Querido Papai Noel. Eu quero fazer um pedido muito especial. Eu preciso de um óculos para poder enxergar melhor, para fazer minhas atividades, mas se não conseguir, queria um patins. Por favor e obrigado por ler minha carta”,  escreveu o garoto.

A FolhaWeb esteve na escola Luiz Canará para conhecer melhor a história de Paulo Henrique. Segundo a diretora da unidade, Liana Maria, o garoto é considerado um dos alunos mais estudiosos, tendo consigo uma comunicabilidade acima da média. “Ele é bastante estudioso, muito disciplinado, sempre muito carinhoso com todos”, declarou.

À reportagem, Paulo Henrique explicou um pouco do dia a dia na escola. O mais velho de três irmãos, ele disse ser fã de ciências e que um dia sonha em se tornar arquiteto ou seguir os passos do tio, que é médico.

“Eu gosto muito da profissão do meu tio. Ele é médico otorrino e gostaria de ser como ele. Quando pedi o óculos, foi justamente pensando nos estudos. A professora sempre me coloca na cadeira da frente, justamente porque tenho um pouco de dificuldade para enxergar o que está escrito na lousa”, disse.

A mãe, Viviane de Sousa, 29 anos, também é só orgulho do garoto. Natural da cidade de Itaituba (PA), ela relatou que o problema de visão do menino foi detectado há cerca de dois anos. Os altos preços praticados nas óticas da capital tem sido um dos obstáculos enfrentados pela família.

“Apesar de ser um grau bem baixo, o médico o aconselhou a usar o óculos e eu acabei deixando para comprar aqui em Boa Vista, mas acabei sendo pega de surpresa com o valor cobrado pelas óticas daqui. Eu acho que ele ficou com isso na cabeça e pediu na cartinha”, frisou.       

Apesar das dificuldades, Viviane, que trabalha como doméstica, disse viver feliz ao lado do marido e dos filhos, e que esperar ver o desejo de Paulo Henrique realizado.

“Boa Vista ainda tem uma boa qualidade de vida para se viver. Só para você ter uma ideia, nós moramos em casa alugada e Graças a Deus meu marido, que trabalha com motorista, e eu trabalhamos e o que a gente ganha dá para custear as despesas, no entanto, os últimos meses têm realmente sido bastante conturbados, mas ainda assim dá para vive, o que seria bem diferente na minha terra natal, onde o custo de vida é bastante elevado”, comentou.

Quem tiver interesse em adotar a cartinha do Paulo Henrique, basta entrar em contato com a direção da Escola Municipal Luiz Canará, localizada na HC-14, 401, bairro Senador Hélio Campos, ou pelo telefone 3627-5200 e 991123-8065.

Além dos alunos da unidade, outras instituições também participam da  Campanha Papai Noel dos Correios. A relação completa está na unidade central, que está situada na Praça do Centro Cívico, 176, Centro.

Lembre-se que o sonho de muitas crianças depende de você.