Saúde e Bem-estar

Médico explica as causas do zumbido no ouvido

Esse tipo de sintoma afeta cerca de 15% das pessoas ao longo da vida, tornando-se mais frequentes em adultos e idosos

O zumbido no ouvido é um sintoma que atinge muitas pessoas e é uma das principais queixas dos pacientes que procuram por um médico otorrinolaringologista. A percepção sonora incomoda e pode surgir na forma de chiados, apitos, cigarra, cachoeira, cliques ou estalos, que algumas vezes duram mais de alguns dias e vem acompanhados de dores.

De acordo com o otorrinolaringologista Mauro Shimitz, os sintomas afetam cerca de 15% das pessoas ao longo da vida, tornando-se mais frequentes em adultos e idosos. A doença pode ter diversos fatores, e para encontrar a cura é necessário fazer uma investigação na rotina do paciente.

“O zumbido no ouvido pode ser um sintoma de uma doença mais grave, entre elas, existe um tumor benigno que cresce no ouvido médio e no interno que podem causar esse barulho, nesse caso, o otorrinolaringologista precisa fazer uma boa investigação. O diagnóstico do zumbido é difícil, pois não existe um aparelho que explica qual o motivo do zumbido e de que tipo ele é precisamente, com a audiometria é possível fazer um exame de audição, mas para medir o zumbido ainda não existe”, explica o médico.

A cura é dependente da sua causa, entretanto, não existe um medicamento para resolver o problema, sendo recomendado um tratamento que envolve uso de aparelhos auditivos, terapias de som, melhorias no sono entre outros.

“Sempre que o paciente sentir esse zumbido ele precisa procurar por um especialista, nesses casos, o médico irá investigar se trata de sintomas de diabetes ou hipertensão, ou se trata de uma grande exposição do ouvido ao barulho que pode causar traumas acústicos”, relata.

Segundo o médico, ainda há casos que ocorrem dentro do ouvido. Estruturas internas que estejam danificadas por produtos químicos, alta exposição ao calor ou até mesmo objetos inseridos dentro do ouvido podem provocar o zumbido. “Caso algum inseto tenha adentrado o local e causado o mal-estar, ou até mesmo o excesso de cera e infecções podem causar isso. Dependendo da causa, é possível que exista o tratamento e a cura, mas ainda assim, é difícil prometer a cura para o paciente, já que após o aparecimento, é difícil remover completamente o sintoma desse paciente”, relata o médico.

O que é zumbido no ouvido?

O zumbido, também conhecido como tinnitus ou acúfeno, é caracterizado como um ruído incômodo que não provém de nenhuma fonte de som externa e pode ser percebido pelo ouvido. Na maioria das vezes, não é sinal de doenças graves, mas pode ser sintoma de condições que exigem acompanhamento médico.