Saúde e Bem-estar

Médico alerta que remédio para hipotireoidismo não emagrece

A medicação também está sendo usado para emagrecer, o que pode causar riscos à saúde

Pacientes com hipotireoidismo sofrem de insuficiência hormonal, e por isso, muitas delas acabam ganhando peso. De acordo com o médico endocrinologista Cesar Penna, um dos tratamentos mais comuns, é ingerir formas sintéticas do hormônio T4 comercializado facilmente no Brasil. Porém, o remédio também está sendo usado para emagrecer, o que pode causar riscos à saúde.

“A dose do hormônio é capaz de regular o organismo, assim aumentando a velocidade do metabolismo. Há quem faça uso da medicação sem necessidade. Quando a pessoa que não possui hipotireoidismo ingere hormônio, ocorre uma verdadeira sobrecarga hormonal, ou seja, uma forma induzida de hipertireoidismo. Muitas pessoas buscam, dessa forma, obter a aceleração no metabolismo como forma de facilitar o emagrecimento”, explica o médico.

Estudos recentes da American Thyroid Association apontam para o fato de que o uso de formas sintéticas do hormônio T4 não provoca perda de peso. O médico alerta, que durante muito tempo, acreditava-se que havia uma relação entre a tireoide e a velocidade do metabolismo.

“Por conta disso, muitos acreditaram que tomar remédio para tireoide poderia ser uma técnica ou remédio milagroso para o emagrecimento. Muitos fatores regulam a perda ou o ganho de peso, de forma que não é possível assegurar nenhum efeito através da ingestão de remédios para tireoide”, ressalta.

Os pacientes devem tomar cuidado, já que muitas vezes, o hormônio é utilizado em larga escala em remédios para o emagrecimento. “A própria Anvisa proibiu a circulação de medicamentos que contenham tiratricol desde 2013, essa substância também era associada a hormônios tiroidianos e foi usada de forma errada para emagrecer”, relatou.

Segundo o médico, com a substância ocorre um emagrecimento rápido, mas pode induzir a doença e obter efeitos colaterais graves. “O hormônio tomado sem prescrição médica e necessidade para o tal, pode provocar em si mesmo o hipertireoidismo, além de sintomas como taquicardia, ansiedade, nervosismo, fadiga, dificuldade para dormir e queda de cabelo”, reforça.