Saúde e Bem-estar

Mau uso das redes sociais pode causar ansiedade

Saiba que atualmente já existem técnicas que ajudam a diminuir as chances de sofrer com esses sintomas

Mais de seis em cada dez brasileiros já passaram por alguma crise de ansiedade, um conjunto de preocupações que pode ser leve ou grave e um dos seus sintomas mais preocupantes é o medo excessivo. Porém, para o médico psiquiatra Alberto Iglesias, existem técnicas que ajudam a diminuir as chances de sofrer com os sintomas.

Uma das dicas é dedicar um tempo para si mesmo longe do stress da tecnologia. “Quem é predisposto a ter ansiedade pode sentir o mundo virtual como um fator de pressão. O sentimento é de estar mais ansioso com tanta informação na cabeça. A dica é estabelecer algumas horas para fazer outras atividades e deixar de lado o acesso à internet”, explica o médico.

Para o médico, as redes sociais têm adquirido importância crescente na sociedade moderna, sua relevância está desde os relacionamentos, relações profissionais e até mobilização social, porém o uso deve ser moderado. O exagero pode acarretar sono ruim, stress, sensação de insegurança.

“Com o uso excessivo da internet, muitas pessoas começam a ficar ansiosas e por isso usam as redes sociais com muita frequência. Esse hábito interfere negativamente no próprio comportamento. A pessoa se compara aos outros constantemente e isso pode virar um gatilho para a ansiedade, já que as redes sociais muitas vezes são usadas apenas para expor momentos felizes. E isso faz com que as pessoas se sintam pressionadas a fazerem coisas que no fundo não querem fazer, apenas para publicar uma foto do mesmo estilo”, explica o médico.

Outro gatilho de ansiedade apontado pelo constante uso das redes sociais é a possibilidade de que o indivíduo desenvolva uma personalidade combativa, prejudicando relações pessoais e de trabalho. “Esses contratempos geram mais ansiedade e são péssimos para o bem-estar. Muitas vezes a pessoa entra numa espécie de piloto automático respondendo com ataque as opiniões diferentes e comprando cada briga on-line, muitas vezes até perdem o sono por uma discussão”, reforça.