Cotidiano

Más condições de estradas e pontes preocupam agricultores

Os agricultores da região pedem a revitalização da estrada

O inverno roraimense constuma atrapalhar a vida dos agricultores que precisam das estradas para escoar a produção. Uma das regiões que mais sofrem são as vicinais que dão acesso às sub-regiões da Botina, Jabuti e Anzol que fazem parte do Murupú, area rural de Boa Vista.

De acordo com o produtor Cleodon Neto, que possui um lote na localidade. Eles temem que, com a chegada do inverno, previsto para o mês de abril, veículos não consigam transitar no local devido à lama, buracos e irregularidades na estrada.

Segundo ele, os próprios agricultores estão se reunindo para custear a revitalização da obra. “Nós já nos reúnimos e fizemos um ofício de pedido à Prefeitura para que seja feito algumas melhorias nas empresas, fazemos uma apelo para verificar a situação de nossas estradas e pontes, por que com as chuvas, nós prevemos um prejuízo muito alto, não só para os agricultores, mas também pra toda população” relatou.

Na região são produzidos banana, farinha, batata e outros gêneros alimentícios, além da produção de gado, galinha e porco por mais de cinquenta produtores. A agricultora Elaci Matos conta que toda essa produção é destinado para a capital.

“Com um inverno rigoroso, existe a possibilidade de ficarmos isolados. Carros pesados já não passam pelas pontes estão prestes a cair, e só recebemos promessa de que algo será feito. A última vez que algo foi feito na estrada da região foi em 2008, enfrentamos isso há muito tempo e só a gente que vem tentando manter, tentando amenizar os problemas da estrada com iniciativa própria, mesmo no verão é díficil trafegar na região” disse.

Outro lado – A Prefeitura de Boa Vista informa que está em fase final de licitação um processo da Secretaria Municipal de Serviços Públicos e Meio Ambiente para manutenção e conservação de 243 km de vicinais no município de Boa Vista. A previsão é que as vicinais citadas estejam inseridas nesse processo. Informa ainda que a ponte próxima a comunidade do Anzol está inserida em outro processo de manutenção de pontes, que também está em licitação.

Publicidade