Cotidiano

Marinha habilita condutores de barcos

Membros da Capitania Fluvial da Amazônia Ocidental da Marinha do Brasil iniciaram ontem, 07, no Departamento Estadual de Turismo de Roraima (Detur), a entrega de cerca de 100 carteiras de arrais amador aos condutores de barcos a vela ou a motor, sem fins comerciais.

A responsável pela divisão de habilitação das embarcações, a tenente Jemima de Paula, esclareceu que a Marinha também estará disponível para efetuar as inscrições dos interessados em realizar as provas para obter a habilitação até o dia 14 de junho.

Neste período, a Marinha vai ministrar um curso de qualificação no 7º Batalhão de Infantaria de Selva, para os servidores do Estado que trabalham com embarcações de governo, e também, trabalhar no cadastramento de barcos que navegam nos rios do Estado, fazer vistorias em embarcações e promover palestras em escolas.

“A gente quer realizar palestras nas escolas porque a gente sabe que desde pequeno que a pessoa internaliza a forma correta. A gente percebe que quando uma embarcação afunda, a pessoa morre por falta de colete ou do uso do colete da forma correta. Então, essas ações servem para sensibilizar sobre o uso do colete porque, a partir do momento que uma criança entra em uma embarcação, ela fala para o pai ou responsável para utilizar o colete, que nem acontece com cinto de segurança”, explicou a tenente.

CADASTRAMENTO – A chefe da Divisão de Difusão Turística do Departamento Estadual de Turismo (Detur), Rosa Silva, explicou que a parceria do Governo do Estado com a Marinha consiste na presença dos oficiais pelo menos a cada dois meses em Roraima “Eles aplicam as provas de arrais amador e motonauta, que são os condutores de jet-skis e de lanchas sem fins comerciais, e também estão entregando essas habilitações que foram feitas em meses anteriores”, disse.

Ela informou que é necessário primeiro que seja formada uma turma para que a Marinha encaminhe um oficial para realizar os testes técnicos e práticos.

“Normalmente, as pessoas interessadas vem até aqui, ao Detur, deixam nome e telefone para contato. Quando chega a mais ou menos 30 pessoas, a gente chama a Marinha para aplicar a prova. A parte de documentação necessária quem solicita posteriormente é a Marinha. O Detur ajuda disponibilizando o espaço, com a logística e a divulgação”, frisou.

Para os proprietários de embarcações interessados em se cadastrar a recomendação é que os pilotos sigam até à sede do Detur, na Avenida Glaycon de Paiva, n.º 280, Centro, no antigo prédio do Instituto de Previdência do Estado de Roraima (Iperr). (P.C.)