Política

Marina Silva chega a Roraima para lançar pré-candidatos

O evento será realizado às 19 horas, no plenário Noêmia Bastos Amazonas, na Assembleia Legislativa

A ex-ministra do Meio Ambiente e pré-candidata à Presidência da República, Marina Silva, chega a Roraima hoje, 18, para participar do lançamento da pré-candidatura de filiados da Rede Sustentabilidade. O evento será realizado às 19 horas, no plenário Noêmia Bastos Amazonas, na Assembleia Legislativa.

Ao todo, serão lançadas 21 pré-candidaturas, sendo quatro para o cargo de deputado federal, 15 para deputado estadual e dois para o Senado, sendo que ainda haverá prévias para este cargo. Dentre os pré-candidatos está a líder indígena e porta voz estadual do partido, Joênia Wapichana.

“Decidimos reunir todos os pré-candidatos nesse lançamento, porque queremos mostrar a união dos filiados do partido Rede Sustentabilidade. Além disso, esse momento em que a população do Estado irá conhecer um pouco mais sobre a pré-candidata à presidência da república e suas intenções”, explicou.

Antes do lançamento, Marina Silva cumprirá uma agenda de encontros e visitas na cidade. De acordo com o presidente estadual da Rede Sustentabilidade, Marcos Braga, a pré-candidata irá se reunir com filiados, pré-candidatos, lideranças indígenas, movimentos sociais e populares. “Nossa intenção enquanto filiados da Rede Sustentabilidade é estabelecer um diálogo mais aproximado com a população do Estado”, destacou.

Na programação, após a chegada ao Aeroporto Internacional de Boa Vista, haverá um almoço e encontro dos pré-candidatos e parlamentares com Marina Silva no Aipana, visita aos Abrigos e Centros de Referência, além de encontro com movimentos sociais, ambientais, populares, indígenas, sindicais e estudantis. Em seguida haverá uma coletiva de imprensa e à noite o lançamento das pré-candidaturas.

HISTÓRICO – Nascida em Rio Branco (AC), Marina Silva é historiadora, professora, psicopedagoga e ambientalista. Iniciou sua carreira política em 1984 como vice-coordenadora da Central Única dos Trabalhadores no Acre.

Marina foi eleita pela primeira vez a um cargo público nas eleições de 1988, quando foi a vereadora mais votada de Rio Branco. Nas eleições de 1990, foi eleita deputada estadual, novamente com a mais expressiva votação. Nas eleições gerais de 1994, foi eleita senadora, aos 36 anos, tendo sido reeleita no pleito de 2002.

Nomeada ministra do Meio Ambiente no governo de Luiz Inácio Lula da Silva em 1º de janeiro de 2003, ficou no cargo até 13 de maio de 2008. Em 2010, Marina foi candidata à Presidência da República pelo Partido Verde (PV), obtendo a terceira colocação no primeiro turno, com mais de 19 milhões dos votos. Voltou a ser candidata em 2014 pelo PSB, ficando novamente em terceira colocada com mais de 22 milhões de votos.