Saúde e Bem-estar

Maquiagem vencida pode causar irritação e alergia nos olhos

Os sintomas são coceira, queimação e sensação de areia na região dos olhos

Umas das regiões favoritas na hora de se maquiar, os olhos são os que mais recebem produtos de beleza no dia a dia. Lápis, rímel, delineador, sombra e pinceis são itens usados diariamente por grande parte das mulheres. No entanto, os olhos acabam sofrendo por conta desta vaidade.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Oftalmologia, em cada dez mulheres que usam itens de beleza, duas apresentam problemas oculares como irritação e alergia por conta do mau uso dos produtos, o que inclui a utilização de itens vencidos, limpeza de pele mal feita entre outros.

Segundo o médico oftalmologista Amarildo Rodrigues Melo, o uso constante de produtos nos olhos pode causar lacrimejamento, coceira e irritação, além de doenças oculares como a Blefarite, uma inflamação das pálpebras provocada pelo uso de cosméticos que causa irritação, prurido e vermelhidão nos olhos.

“Além destes, outros problemas oftalmológicos também podem ser desenvolvidos devido ao uso de maquiagem nos olhos, como conjuntivites alérgicas ou irritativas, calculoses palpebrais por depósitos de resíduos nas pálpebras, olho seco e ceratites por traumas, causadas principalmente por pinceis e escovinhas de rímel”, alerta a especialista.

Pra acabar com a irritação, o especialista indica a remoção do cosmético, compressas na região dos olhos e que o paciente procure um oftalmologista rapidamente. A alergia geralmente surge de 12 a 48 após o uso do cosmético, mas pode haver reação imediata, se a pessoa estiver muito sensibilizada.

“Os sintomas podem se espalhar para outras regiões, além daquela onde o produto foi aplicado. Além dos olhos irritados, a pela pode ficar inchada, áspera, coçando e descamando. Quando a irritação é causada pela máscara, há também um ardor no olho. Procure um médico, porque a lesão da alergia não cede facilmente. É preciso usar tratamento local e sistêmico”

Cuidados com os olhos
Para prevenir o surgimento destas condições, é necessário tomar algumas medidas de precaução:

Produtos de qualidade duvidosa ou mesmo maquiagem compartilhada podem provocar alergias e inflamações nos olhos. Evite.
Atente-se à data de validade dos itens.
É muito importante remover toda a maquiagem antes de dormir.
Quem usa lentes de contato deve colocá-las antes da aplicação da maquiagem.
Prefira produtos hipoalérgicos, pois eles são desenvolvidos para não causar nenhum tipo de irritação.