Cotidiano

Mais de mil alunos são atendidos por programa de escola digital

Até o momento três escolas estaduais fazem parte do programa, mas o foco é ampliar o projeto para mais sete escolas até o final do ano

Mais de mil alunos da rede estadual de ensino são atendidos pelo RR Educa, programa de implantação da escola digital. A expectativa é que o número aumente até o final do ano, já que o planejamento da Secretaria Estadual de Educação (Seed) é ampliar o acesso para mais sete escolas, incluindo unidades no interior.

Segundo a diretora do departamento de Educação Básica da Seed, Graciela Ziebert, o programa RR Educa foi criado por uma empresa do Amazonas. O projeto então foi adquirido pelo Governo de Roraima e instalado inicialmente em três escolas da Capital: Irmã Teresa Parodi, Ana Libória e recentemente a escola Monteiro Lobato.

O programa disponibiliza lousas digitais, computadores, televisores touchscreen e um espaço denominado Lounge, com computadores e espaço interativo, onde os alunos podem ter acesso a mais de 20 mil conteúdos on-line. As ferramentas são disponibilizadas para dez turmas de alunos do Ensino Médio por escola, cada uma em média com 35 alunos.

“Na plataforma, o aluno tem acesso aos conteúdos na lousa digital, pelo celular e também no Lounge. Cada aluno recebe uma senha e uma capacitação para saber como dominar o sistema”, explicou Graciela. “Os professores também passam por uma capacitação para poder dominar a plataforma e dar uma aula mais interativa”, completou.

A diretora ressaltou que, se entre as dez turmas alguma ficar de fora, os professores podem utilizar o Lounge. “Os alunos acabam tendo um ganho pelo espaço. Nada impede que professores do ensino fundamental possam utilizar o espaço lúdico, para dar uma aula diferenciada. Toda a escola ganha com o programa”, pontuou Graciela.

BENEFÍCIOS – Para a diretora, o programa tem uma série de ferramentas que possibilitam a melhoria da qualidade de aprendizagem dos estudantes. “Quando se vai estudar um conteúdo de ciências, sobre células, por exemplo. Através da lousa digital, o professor disponibiliza textos, imagens sobre o assunto. Ele pode montar a aula baseada no banco de dados que a plataforma oferece. Tem uma possibilidade de entendimento muito maior para os alunos”, avalia.

Além disso, a aula também fica disponível na plataforma, ou seja, os alunos que tiverem interesse podem acessar e saber o conteúdo antes do início da apresentação. Como o conteúdo fica disponível, os estudantes também podem retornar ao tema quantas vezes quiserem para melhor compreender ou em forma de estudo antes de uma avaliação.

AVALIAÇÃO – O projeto foi lançado há um ano, mas passado o período de estruturação, aquisição de computadores e capacitação de professores, o RR Educa só foi iniciado efetivamente em outubro do ano passado. Por conta deste curto espaço de tempo, a diretora explicou que ainda não se podem comparar os resultados com outros bimestres já finalizados. “Os professores e alunos têm avaliado positivamente, mas ainda no âmbito experimental, de início de implantação. No meio do ano, com o bimestre completo, nós vamos ter como comparar os indicadores”, afirma.

Apesar disso, a diretora acredita que o programa é inovador para o modelo educacional do país e só tende a crescer. “Tudo que requer uma qualificação e que mexe com a rotina de planejamento e organização da aula, tem que ser feita com muito cuidado, para que os professores sejam felizes nesse processo. A expectativa é alcançar cada vez mais alunos com essa iniciativa”. (P.C.)