Cotidiano

Mais de 4.700 condutores foram autuados por infrações de trânsito

Dentre os motoristas autuados, 21 tiveram a carteira nacional de habilitação (CNH) recolhida por aparentar embriaguez e se recusar a fazer o teste do bafômetro

Mais de 4.700 condutores foram autuados por infrações em geral no trânsito somente em junho deste ano. A ação, de iniciativa do Departamento Estadual de Trânsito de Roraima (Detran-RR), é resultado da intensificação das fiscalizações durante o período do meio do ano com os festejos de São João, comemorações relacionadas à Copa do Mundo e férias escolares.

Segundo o Departamento de Trânsito, foram 4.780 autuações efetivadas no mês passado por infrações em geral. Levando em conta somente as relacionadas ao envolvimento do consumo de bebida alcoólica por motoristas e a recusa do condutor em realizar o teste do bafômetro, foram 38 casos registrados. Destes, houve o recolhimento de 21 carteiras nacionais de habilitação (CNH).

Durante o ano todo de 2016, por exemplo, foram 228 pessoas autuadas por estarem no trânsito sob efeito de álcool. No ano seguinte, o índice subiu 27%, considerando que foram 290 pessoas autuadas de janeiro a dezembro 2017. Já em 2018, até a segunda-feira, 2 de julho, o Detran Roraima registrou 207 condutores autuados por dirigir após consumir bebida alcoólica.

LEGISLAÇÃO – Ao longo dos anos, as normas do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) foram sendo alteradas, no que diz respeito aos motoristas que dirigem após consumir bebida alcoólica. Atualmente, a principal forma de compreender a legislação é atentar ao Art. nº 165 do CTB.

O artigo diz que ‘dirigir sob a influência de álcool ou de qualquer outra substância psicoativa que determine dependência’ é considerada infração gravíssima e pode levar a multa no valor de R$ 2.934,70 e responder por processo administrativo em vista da suspensão do direito de dirigir por 12 meses.

A infração pode causar ainda recolhimento do documento de habilitação e retenção do veículo. Em caso de reincidência, será cobrado o dobro do valor da multa e o condutor responderá pela cassação da CNH pelo período de dois anos.

A mesma penalidade é aplicada ao condutor que se recusar a ser submetido ao teste, exame clínico, perícia ou outro procedimento que permita certificar influência de álcool ou outra substância psicoativa no organismo. (P.C.)

Procura pela CNH Digital é baixa em Roraima

A CNH Digital, disponível aos condutores desde o mês de abril deste ano em Roraima, vem registrando uma baixa adesão à migração no novo sistema, segundo os dados fornecidos pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran).

Dos 43.343 condutores com habilitações aptas a solicitarem a adesão ao novo sistema em razão de possuírem o QR-Code no verso da habilitação, apenas 776 pessoas fizeram a sua CNH Digital. “A procura ainda é baixa. O usuário deve saber que para solicitar a CNH digital ele não vai precisar enfrentar fila ou muito menos pagar qualquer tipo de taxa. Basta ele procurar o setor de habilitação e informar os dados de telefone e e-mail, depois é só seguir o passo a passo para obter a CNH digital”, informou o Detran.

Em relação ao esclarecimento dos condutores para que façam a adesão ao novo sistema, o órgão informou que está sendo feita a divulgação em mídia impressa, televisiva e rádios, bem como as redes sociais do Detran e divulgação nas Caravanas do Povo e blitzen educativas que são realizadas ao menos duas vezes por mês.

Quanto à vantagem para a obtenção da CNH digital, ela tem o mesmo valor jurídico da CNH impressa e substitui qualquer documento pessoal com foto. Quando a pessoa for viajar e tiver que apresentar um documento com foto, ele poderá usar sua CNH digital. O documento fica armazenado no smartphone. Se a CNH impressa estiver vencida ou perto de vencer, o motorista deve fazer a renovação para pedir a versão digital, já que ela tem o mesmo prazo de validade do papel.

“Outra vantagem é que ao ser parado por qualquer órgão de fiscalização de trânsito, caso o condutor não esteja com sua CNH impressa em mãos, ele poderá usar a sua CNH digital. Lembrando que a falta de ambas as habilitações para apresentar ao agente fiscalizador de trânsito, pode acarretar em uma autuação de infração de trânsito”, informou.

Motoristas preferem esperar pela renovação da CNH

Os motoristas consultados pela Folha afirmaram que, em razão de não ser obrigatório o uso da versão digital, preferem aguardar a renovação do documento para aderir ao novo sistema, como é o caso do vendedor Elias Barreto Silva.

“A minha CNH imprensa vai vencer no mês de setembro e por isso não fiz tanta questão de tirar o novo documento com o QR-Code. Não tenho tempo disponível para ir ao órgão e esperar a atualização dos dados. Portanto, prefiro ir no momento certo e já fazer a adesão e renovação do documento”, disse.

Do mesmo modo, o garçom Fernando Almeida vai aguardar para o próximo mês para aderir à CNH digital. “No meu caso, terei que fazer todos os exames, pois pretendo trocar de categoria e por isso vou aproveitar fazer tudo de uma vez só. Acho importante a disponibilização deste sistema em todo o país, pois em uma viagem quando você não estiver em posse dos documentos é uma forma de acesso rápido, garantido e sem a possibilidade de fraudes como ocorria nas versões imprensas”, explicou. (R.G)