Cotidiano

Mais de 200 pacientes renais podem ficar sem hemodiálise

Representantes da Clínica Renal dizem que existem faturas em aberto desde 2016; Sesau diz estar trabalhando para regularizar os repasses o mais rápido possível

Os 249 pacientes que fazem tratamento de hemodiálise na única clínica renal de Roraima podem ser prejudicados com a possibilidade de suspensão do atendimento por falta do repasse do Governo do Estado. 

Para demonstrar a situação em que se encontra a clínica, diretores e servidores realizaram um protesto na manhã de ontem 24, em frente à Secretaria Estadual de Saúde (Sesau). A falta de pagamento pode comprometer a saúde dos pacientes renais que realizam tratamento por conta da falta de insumos.

De acordo com a assistente social da Clínica Renal, Fátima Balmante, há cerca de seis meses o Governo não executa nenhum repasse, usando como justificativa o fato dos pagamentos estarem sob análise. Segundo Fátima, existem faturas em aberto desde 2016 e a Sesau alega que uma auditoria referente a estas faturas está sendo realizada.

“A direção da Sesau sequer tem avaliado nossa solicitação de reajuste dos serviços, em que mantemos os mesmos valores desde 2013, sendo que neste período vários itens comprados em dólar tiveram reajustes, além do salário mínimo. Este ato tem o objetivo de mostrar a indignação não somente da direção da clínica, mas principalmente dos pacientes ao reivindicarem o direto ao tratamento. Sem ter como receber, não teremos sequer condições de realizar a manutenção nas máquinas que fazem a hemodiálise. Falta sensibilidade desta gestão em priorizar a continuidade deste tratamento aos mais de 240 pacientes”, ressaltou.

Fátima comentou ainda que o suporte necessário para prolongar a vida dos pacientes é através da hemodiálise. “Não temos como arcar com os custos de manutenção da estrutura física da clínica, além do pagamento de nossos colaboradores. O Estado recebe regularmente o repasse da União para o custeio da saúde, mas não cumpre com seu dever. O Governo nos deve mensalmente a quantia de R$ 4,5 milhões e a falta deste valor já está começando a impactar em alguns serviços”, disse.

Paciente afirma que Estado é negligente com a saúde

Um servidor federal, que optou por não ser identificado e realiza por semana três sessões de hemodiálise, lamentou a atitude do Governo em adiar o repasse dos valores para possibilitar a manutenção de toda a estrutura da clínica e, na oportunidade, citou que o Governo se torna “negligente” com a saúde estadual.

“Não podemos ficar apreensivos sem saber se no decorrer dos dias ainda teremos como realizar as sessões. Reconheço o esforço de todos os servidores desde a recepção até os técnicos que fazem o procedimento de hemodiálise. Todos são muito atenciosos, mas sem recurso, como teremos a garantia da continuidade deste tratamento?”, questionou.

Há mais de um ano, a presidente da Associação Clube de Mães Anjos de Luz (ACMAL), Maria das Dores, faz tratamento na unidade e se juntou ao protesto para dar apoio à reivindicação. “É muito importante a manifestação dos funcionários da clínica, pois eles sabem o quanto é difícil para nós realizarmos o tratamento. Muitas pessoas dependem da manutenção dessa unidade para sobreviver e não podemos deixar que esse atendimento sofra uma interrupção por conta desta situação”, pontuou.

Serviços já foram ameaçados de suspensão em 2017

Em julho de 2017, a Clínica Renal emitiu um comunicado afirmando que o Governo estadual não realizava os pagamentos desde dezembro de 2016 impossibilitando a continuidade dos tratamentos, destacando que os valores eram vitais à continuação das atividades, em que os pacientes do SUS representavam 97% da demanda da empresa. Na época, os proprietários afirmaram que o funcionamento da clínica estava praticamente inviável pela falta de capital para as despesas básicas, como água e energia elétrica.

A empresa afirmou ter comunicado a situação à Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), bem como ao Ministério Público de Roraima (MPRR).

OUTRO LADO – O Governo do Estado informou que a Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) está trabalhando para regularizar os repasses para a Clínica Renal o mais rápido possível, a fim de garantir a continuidade dos atendimentos e a prestação de outros serviços (R.G)

Publicidade