Cotidiano

Mais de 20 mil usuários já trocaram de operadora em Roraima

Usuários de telefones fixos e móveis, no Brasil, realizaram 40,83 milhões de trocas de operadoras. A informação consta do balanço anual da Associação Brasileira de Recursos em Telecomunicações (ABR Telecom), entidade administradora da Portabilidade Numérica, divulgado esta semana, e refere-se ao período de início do serviço até o dia 31 de dezembro de 2017.

Em Roraima, desde que a portabilidade numérica foi implementada, desde fevereiro de 2009 até o dia 31 de dezembro de 2017, foram realizadas 20.090 transferências entre operadoras. Dessas, 5.610 (28%) para usuários de telefones fixos e 14.480 (72%) de telefones móveis.

Entre os meses de janeiro e dezembro do ano passado foram efetivadas, no Brasil, um total de 5,82 milhões de migrações entre operadoras fixas e entre operadoras móveis, de acordo com a Entidade Administradora da Portabilidade Numérica. A ABR Telecom registra que daquelas, 1,42 milhão (25%) de trocas foram solicitadas por usuários de telefones fixos e 4,39 milhões (75%) de telefones móveis.

Em Roraima, no período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2017, foram efetivadas 4.350 migrações, sendo 974 (22,5%) na telefonia fixa e 3.350 (77,5%) na móvel.

Já as migrações entre operadoras de serviços telefônicos, no primeiro trimestre, entre outubro e dezembro, foram efetivadas 1.180 em Roraima. As solicitações de usuários de telefones fixos, nessas transferências, respondem por 165 (14%) migrações e as demandas realizadas no serviço móvel por 1.015 (86%).

MUDANÇA – O usuário de serviço telefônico que deseja realizar a portabilidade numérica deve procurar a operadora para onde ele quer migrar e fazer a solicitação. O regulamento da portabilidade numérica determina que, entre os critérios a serem atendidos para efetivar a migração, o solicitante deve informar a operadora de telefonia que recebe o pedido portando documentos pessoais e comprovar a titularidade da linha telefônica.

No Brasil, o modelo de portabilidade numérica determina que as migrações devem ser solicitadas dentro do mesmo serviço, de móvel para móvel ou fixo para fixo, e na área de abrangência do mesmo DDD e manter o número do telefone.

PRAZOS – O tempo de transferência para efetivação da portabilidade numérica é de três dias úteis ou após esta data, se o usuário desejar agendar. Para desistir da portabilidade numérica, o usuário tem dois dias úteis, após sua solicitação de transferência, para suspender o processo de migração.

CONSULTAS – Acompanhe o movimento de pedidos e efetivações de transferências da portabilidade numérica conforme o DDD e a data de início do serviço, pelo site da ABR Telecom http://www.abrtelecom.com.br.