Política

Mais de 180 famílias serão beneficiadas com projeto

Objetivo é dar condições para que pequenos piscicultores do interior possam produzir peixe para subsistência e comercialização

Dar condições para que pequenos piscicultores do interior do Estado possam produzir peixe para a sua subsistência e ainda comercializar o excedente para obter renda é o objetivo do projeto de piscicultura desenvolvido pelo deputado federal Édio Lopes (PMDB), que esteve presente, neste domingo, 5, no programa Agenda da Semana, da Rádio Folha AM 1020, apresentado pelo radialista Marcelo Nunes.

Sobre o desenvolvimento do projeto, Édio Lopes destacou que atualmente comunidades de mata dos municípios de Alto Alegre, São João da Baliza e Caracaraí já estão com recursos garantidos para o desenvolvimento do projeto. De acordo com o deputado, 60 famílias em cada um desses municípios poderão usufruir da escavação de açudes, custeado pelo projeto, para poder desenvolver a piscicultura.

“A nossa emenda cobre 100% do primeiro projeto, em que custeamos toda a instalação dos açudes, o treinamento e a capacitação dos piscicultores. Destaco aqui a importância e o diferencial deste projeto: ração para esses alevinos [embriões de peixes] durante todos os dias no período de um ano [tempo do projeto]”, explicou.

De acordo com o deputado, o custeio total é importante para garantir o sucesso do projeto. “Entendo que isso é importante para que o projeto tenha começo, meio e fim. Não adianta eu colocar a minha emenda, abrir 50 a 60 açudes em uma região do Estado e o piscicultor estar fragilizado economicamente e não ter condições econômicas de comprar ração. Agora, depois de um ano, esse criador já vai ter a consciência de que precisa de, no mínimo, 45% da renda obtida para dar continuidade no seu projeto e vai ter tido condições de se preparar para isso”, afirmou.

Lopes destacou que na região do Paredão, no município de Alto Alegre, por exemplo, as obras devem iniciar o mais breve possível e atenderão a 60 famílias. “Os recursos já estão disponíveis. A prefeitura do município já fez a licitação e agora estamos aguardando apenas a liberação da primeira parcela pelo Ministério da Pesca para que esses produtores possam criar peixe pelo nosso projeto”, afirmou.

INDÍGENAS – Além do desenvolvimento nas áreas de mata, Lopes destacou a expansão do projeto. “Agora nós estamos saindo da região de mata e estamos chegando às comunidades indígenas”, revelou. De acordo com ele, é importante que essas comunidades também tenham uma forma de renda garantida. “Há um mês eu estive na comunidade indígena do Guariba, no município de Amajari, com o ministro da Pesca, Helder Barbalho, para darmos início ao primeiro grande projeto de criação de peixe em comunidades indígenas em Roraima”, assegurou.

Neste caso, explicou o deputado, a região receberá seis polos de produção nas comunidades do Guariba, Três Corações, Ouro, Araçá, Mangueira e Aningal, com açudes de 3.000 m² e 6.000 m². De acordo com Édio Lopes, o objetivo principal é contribuir com a segurança alimentar dos indígenas, oferecendo um alimento de qualidade e rico em proteína.

Além disso, segundo ele, caberá a cada comunidade decidir sobre a comercialização do excedente dos peixes produzidos. “Com 120 dias já se é produzida uma tonelada de peixe nesse açude, que é comunitário. Este peixe é dividido igualmente pelas famílias e o excedente pode ser, sim, comercializado conforme a necessidade de cada família”, explicou.

Para desenvolver o projeto, tanto nas áreas de mata quanto nas regiões indígenas, é necessário que cada região atenda todas as exigências estabelecidas no convênio, como a aprovação técnica do projeto, licença ambiental, concedida pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e, no caso de comunidades indígenas, autorização da Fundação Nacional do Índio(Funai). “Para nós, é um grande prazer ver esses piscicultores se desenvolvendo e tirando seu próprio sustento”, concluiu o deputado. (J.L)

Deputado afirma estar empenhado para resolver problema do Linhão de Tucuruí

Durante a entrevista concedida neste domingo, 5, do programa Agenda da Semana, da Rádio Folha AM 1020, o deputado federal Édio Lopes (PMDB) afirmou está empenhado em resolver o impasse para a conclusão do Linhão de Tucurui.

De acordo com Édio Lopes, a questão da interligação do Linhão para Boa Vista é necessária e imprescindível para o Estado. “Provoquei, recentemente, uma discussão no fórum da Comissão de Minas e Energia da Câmara Federal a respeito do Linhão. Foram seis horas de debate que nos mostraram que havia um tremendo jogo de empurra entre órgãos do mesmo governo para desenvolvimento do projeto”, afirmou.

Ele explicou ainda que outras audiências também foram realizadas para conscientização de que a obra precisa continuar. “Recentemente, o deputado Carlos Andrade (PHS) trouxe para o âmbito estadual a audiência que realizamos lá em Brasília e ficou clara a necessidade e a importância da obra para o Estado”, ressaltou.

Conforme o deputado, após o País ter “sido deixado na mão” pela Venezuela, que enfrenta uma crise geral e afirmou que não poderá mais cumprir o acordo com o governo brasileiro, o impasse da conclusão do Linhão de Tucuruí precisa ser superado e a obra concluída para que Roraima possa se interligar ao Sistema Nacional Interligado (SNI). “Estou confiante de que logo tudo isso será vencido para que logo nós possamos ver nosso povo com uma energia de qualidade”, afirmou. (J.L)