Cotidiano

Mais de 11% dirigem embriagados

Apesar de punições severas, muitos condutores insistem em transgredir leis e levar riscos a terceiros

Com dados coletados em 2017 e divulgados esta semana, a pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), apontou que, em Boa Vista, 11,6% dos motoristas dirigem sob o efeito de álcool. No Brasil, esse comportamento aumentou 16%.

Os dados divulgados pela Vigitel foram coletados em todas as capitais do país por telefone junto a pessoas maiores de 18 anos. Em Boa Vista, foram entrevistadas 1.674 pessoas entre fevereiro e dezembro de 2017. Dessas, 680 eram homens e 994, mulheres. 

A pesquisa pontua que os homens respondem por maior percentual, representando 19,2% da população, enquanto as mulheres são 4,5%. Considerando o percentual médio no Brasil, a frequência indica o percentual masculino em 11,7% e o das mulheres de 2,5%.

O Departamento Estadual de Trânsito de Roraima (Detran/RR) também divulgou recentemente os dados referentes as autuações de condutores dirigindo sob efeito de bebida alcoólica. No período de 2016 até 31 de maio de 2018, foram atuados de 371 motoristas. 

No período de 2016 a 14 de junho de 2018, o Detran/RR suspendeu a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) de 147 condutores após cometerem algum ato infracional no trânsito.

“Com 20 pontos o condutor terá um processo aberto para suspensão da CNH. Outro caso que pode motivar a abertura de processo são as multas suspensivas. O processo de suspensão é aberto sem necessidade de o condutor ter acumulado 20 pontos. Para quem insistir em dirigir, e sendo constatada a infração, o caso é imediatamente encaminhado ao Detran e aberto processo para cassação da CNH”, detalhou o órgão.

O tempo de suspensão obedece a prazos de acordo com a penalidade, podendo variar de um a três meses, de um a seis meses e em alguns casos, como os de alcoolemia, 12 meses. 

De acordo com o órgão, o motorista que desejar iniciar o processo de recuperação de sua CNH, deve cumprir o prazo de suspensão e realizar um curso teórico de reciclagem. Após o curso, o condutor deverá fazer uma prova no Detran, obtendo média mínima de 7 pontos. Se aprovado, a CNH é devolvida ao condutor.

BV está entre as 5 capitais com maior consumo

Os dados divulgados pela Vigitel indicam que Boa Vista (11,6%) está entre as cinco capitais com maior percentual de motoristas dirigindo sob efeito de bebida alcoólica.  

Outras com alto percentual são: Palmas (16,1%); Florianópolis (15,3%); Cuiabá (13,5%); Campo Grande (11,3%) também faz parte do grupo. 

As capitais onde o hábito é menos praticado são Recife (2,9%); Maceió (3,4%); Rio de Janeiro (4%); Vitória (4,1%); e Porto Alegre (4,8%).

Imprudência é constante 

Na avaliação do subcomandante da Polícia Militar de Roraima (PM/RR), Tenente-Coronel Magalhães Damasceno, o trânsito na capital teria condições de fluir normalmente, mas as forças de segurança atuam em um trânsito ofensivo e imprudente.

“Temos atendido diariamente inúmeras ocorrências em cinco pontos considerados vulneráveis. Falta aos condutores bom-senso, controle e equilíbrio para que tenhamos na capital um trânsito tranquilo e seguro. Infelizmente estamos longe de atingir esta condição”, declarou. 

Segundo Damasceno os números demonstram a necessidade de investimentos por parte do município em diversos pontos na capital. Entre eles: na rua Terêncio Lima com Professor Diomedes no centro, sendo evidente a instalação de uma semáforo neste local.

“Temos pontos de evidência de acidentes mapeados pela Polícia Militar e por esta razão sempre reforçamos o policiamento nestes locais, atuando em conjunto com a superintendência municipal de trânsito e o Detran/RR. Nossa missão é dar suporte às ações, além de zelar pela segurança de nossa população”, destacou. (RG).