Polícia

Mais de 100 presos fugiram da Penitenciária nesta madrugada

As tentativas do presos da Pamc de fugir por túnel já eram antigas. Só em 2017, os agentes encontraram pelo menos seis escavações de túneis na Penitenciária

A fuga na madrugada desta sexta-feira (19) foi a maior registrada na história da Penitenciária Agrícola do Monte Cristo (Pamc). Fontes de dentro da Pamc confirmaram à Folha que o número é muito superior ao que foi divulgado anteriormente.

De acordo com a fonte, dessa vez, mais de 100 presos conseguiram fugir de um túnel de quase 30 metros, por volta de 1h da madrugada. Esse túnel foi o mesmo que agentes penitenciários encontraram na semana passada e que a Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejuc) divulgou ter soterrado.

“Esse túnel foi descoberto no começo do mês, mas não foi feita a demolição total por que a Penitenciária tem uma deficiência estrutural que não permite a entrada de tratores maiores. Nós estamos resolvendo isso hoje, em que uma retroescavadeira maior vai adentrar ao espaço da unidade prisional e irá realizar a demolição totalmente”, explicou o titular da Sejuc, Ronan Marinho, hoje pela manhã à imprensa.

Na ocasião, o secretário informou que apenas três dos foragidos haviam sido recapturados. Segundo o Marinho, antes da fuga os presidiários realizaram um ataque às instalações elétricas da Pamc. “Um dos indíviduos que realizou esse apagão foi detido e está sendo interrogado para maiores informações sobre os outros fugitivos. Até o final do dia, o objetivo é recapturar todos os que fugiram”, afirmou.

O túnel foi cavado próximo a ala 7 e possui cerca de 40 cm de largura. Conforme Marinho, o número exato de foragidos só será divulgado após a contagem que está ocorrendo neste momento no local.

OUTROS TÚNEIS

As tentativas dos presos da Pamc em fugir por túnel são antigas. Somente em 2017, foi noticiado pela imprensa roraimense a descoberta de pelo menos seis escavações dentro da Penitenciária.

A última foi no início do mês de dezembro quando um túnel de cinco metros foi descoberto e a polícia suspeitava que os presos pretendiam uma fuga em massa no Natal. Além dessa descoberta, os agentes encontraram um túnel de 30 metros em setembro de 2017, e outro em julho. Descobriram também um em maio e dois em janeiro, sendo que em um deles estava escondido um líder de facção.

Outro lado – A Folhaweb entrou em contato com o Governo do Estado que informou que irá realizar uma Coletiva de imprensa.