Polícia

MP recorre e Justiça mantém prisão de envolvido em assassinatos na Pamc

O Ministério Público do Estado de Roraima (MPRR) recorreu da decisão da 1ª Vara Criminal, que revogou a prisão preventiva dos envolvidos nos crimes investigados na Operação Bastilha. O Tribunal de Justiça acatou os recursos anteontem, 21, e um dos acusados teve a prisão restabelecida.

O MP havia requerido o retorno à prisão de três acusados, sendo que dois deles foram inocentados, inclusive um policial militar. Como o acusado Elivandro Ferreira, vulgo “Vandrinho”, líder de facção criminosa, e que atualmente está preso, ainda não foi julgado pelo crime, a Justiça determinou o cumprimento da decisão contra ele.

Desencadeada pela Polícia Federal em novembro de 2008 em parceria com o MPRR, a operação desbaratou uma quadrilha composta por funcionários do sistema prisional e detentos, que comandava o crime organizado de dentro da Penitenciária Agrícola do Monte Cristo (Pamc).

Com base nos relatos de maus-tratos e mortes no sistema prisional, a Procuradoria-Geral de Justiça designou um grupo de promotores para apurar os fatos. Durante a investigação foi constatado que a suposta quadrilha praticava vários tipos de crime, dentre eles tráfico de drogas, envolvimento com crime organizado, extorsão e espancamentos.

À época, a Operação Bastilha culminou na prisão de 15 pessoas, entre elas major e cabo da polícia militar, policial civil, e agentes carcerários, além de presidiários que cumpriam pena na Pamc. Conforme o promotor, foram ofertadas cinco denúncias que, após diversos desdobramentos, resultaram em cerca de dez processos. (L.G.C)