Cotidiano

MP diz que falta de manutenção pode comprometer saúde de pacientes

Jeanne Sampaio destacou ainda que pedirá a Vigilância Sanitária uma avaliação detalhada da situação da unidade

Em razão das constantes reclamações de usuários em relação à falta de higienização de leitos e corredores, a promotoria de Saúde do Ministério Público de Roraima (MPRR) realizou na noite de ontem, 20, uma inspeção surpresa no Hospital Geral de Roraima (HGR), considerada a principal unidade hospitalar do Estado.

De acordo com a promotora de Defesa da Saúde do MP, Dra Jeanne Sampaio, a falta de manutenção predial e o número reduzido de funcionários responsáveis pela limpeza da unidade foram os problemas encontrados durante a visita de duas horas, que contou com a participação do atual secretário de Saúde, Ricardo Lopes, convidado pela promotora durante a visita. 

“Durante essa inspeção, pude constatar que há muito desgaste na estrutura física do hospital que, na minha opinião, pode comprometer a saúde dos pacientes; e problemas de manutenção nas centrais de ar, com alguns equipamentos pingando dentro dos leitos; além do número reduzido de funcionários de limpeza”, comentou.

Sobre a questão da limpeza, a promotora contou que durante a visita, a unidade estava contando apenas com 30% do quadro funcional terceirizado. A alegação, segundo alguns trabalhadores, é a demora no pagamento de salários atrasados.

“No setor de limpeza hospitalar, a unidade é atendida por uma empresa terceirizada contratada pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), e na visita apenas 30% desse pessoal estava trabalhando. A informação que nos foi repassada é que alguns deles estão sem receber há quatro meses. Nós explicamos que por se tratar de terceirizada, não há a possibilidade de nenhuma greve”, frisou.

Participaram ainda da visita o deputado Estadual Jorge Everton (MDB), diretores do HGR e os empresários responsáveis pela firmas que fazem a manutenção da unidade. A dona da empresa terceirizada que faz a limpeza do hospital também foi chamada para participar da inspeção, mas só compareceu ao local após o término da atividade.

Segundo Jeanne, como medida imediata, o titular da Seseu se comprometeu a realizar as melhorias pontuais na estrutura da unidade. A promotora destacou também que vai pedir a Vigilância Sanitária uma visita técnica para avaliar se a pasta está realizando as mudanças acordadas na inspeção.

“Ainda essa semana, nós vamos realizar uma nova visita para avaliar o que está sendo feito na unidade. Não é uma situação nova, no entanto, o que vimos nesse domingo é bastante preocupante”, concluiu.