Cotidiano

MEC libera R$ 5 milhões para escolas de tempo integral de RR

Recurso será usado para ampliação de sete escolas financiadas pelo Programa Escola Integral no Estado

O Ministério da Educação (MEC) anunciou a liberação de R$ 5 milhões para o Programa de Fomento às Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI) do Estado de Roraima. O total liberado será destinado a investimentos em material e infraestrutura.

Neste ano, 11 escolas estão inscritas no programa de tempo integral. São elas: Escola Ana Libória, Escola Professora Maria das Dores Brasil, Escola Professor Antônio Carlos da Silva Natalino, Escola Severino Cavalcante, Escola Senador Hélio Campos, Escola Presidente Tancredo Neves, Escola Vanda da Silva Pinto, Escola América Sarmento, na Capital; e Escola José de Alencar, em Rorainópolis; Escola José Vieira Salles Guerra, em Caracaraí; e Escola Padre José Monticone, em Mucajaí.

A liberação foi assinada na quarta-feira, 17, pelo Presidente da República, Michel Temer, e pelo Ministro da Educação, Mendonça Filho. Segundo a diretora do Departamento de Educação Básica da Secretaria de Educação e Desporto (Seed), Graciela Ziebert, o montante vai ampliar a qualidade do ensino de tempo integral nas escolas atendidas em todo o Estado.

O recurso será destinado à aquisição de livros e outros matérias didáticos, além de cadeiras, mesas para cantina entre outros artigos e ampliação da infraestrutura de locais como bibliotecas. “Esse investimento vai reforçar a qualidade dessa modalidade de educação, que é o ensino integrado aqui em nosso Estado. Compraremos materiais como livros, cadeiras, mesas e ampliaremos bibliotecas”, afirmou Graciela.

Segundo a diretora, a escola em tempo integral nasceu com a reforma do Ensino Médio. “A escola em tempo integral faz com que o aluno não diversifique o seu pensamento. Ao contrário, se oriente durante todo o dia no estudo que deve fazer ao longo do período”, disse.

TEMPO INTEGRAL – O programa é inspirado em uma experiência do Estado de Pernambuco, que foi um dos primeiros na implantação desse perfil de escola. As unidades de ensino em tempo integral obtiveram resultados superiores comparadas às demais. As notas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) dessas escolas tiveram média 1,1 superior, além de menores taxas de evasão e de reprovação – de 90% e 40% menores, respectivamente.

Além do Programa de Fomento às Escolas de Tempo Integral do Ensino Médio, com a aprovação das alterações por meio da “reforma do ensino médio”, as mudanças introduzidas nessa etapa de ensino incentivam as formações técnicas e a flexibilização do currículo do Ensino Médio.

Segundo o Ministério da Educação, isso permitirá aos estudantes optarem pelas áreas do conhecimento e itinerários formativos que estejam de acordo com suas vocações. A carga horária anual é de mil horas/aula obrigatoriamente. (E.S)