Cotidiano

MEC inicia debates para implantar Base Nacional Comum Curricular

As discussões foram iniciadas ontem, 16, em reunião com gestores da cidade de Fortaleza, capital do Ceará

O Ministério da Educação (MEC) deu início na manhã de ontem, 16, as discussões para a elaboração das estratégias de implantação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para a educação infantil e o ensino fundamental.

As diretrizes, que definem a aprendizagem essencial que todos os alunos, tanto na rede pública como particular, devem adquirir na escola, foram homologadas em dezembro e entram em vigor em janeiro de 2019.

O pontapé inicial dos trabalhos ocorreu em Fortaleza, capital Ceará, em reunião realizada que contou com as participações do secretário da Educação Básica do MEC, Rossieli Silva, do secretário da Educação do Ceará, Idilvan Alencar, e com o presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais (Undime), Aléssio Costa Lima. A ideia é conhecer as iniciativas que deram certo no Estado e que podem auxiliar na construção e revisão dos currículos, material didático e formação de professores.

“A base trouxe essa decisão de, na alfabetização, seguir o exemplo do Ceará e ter a alfabetização feita até o segundo ano. O restante será feito respeitando o contexto local. O currículo não será definido por Brasília ou por gabinetes, mas pela participação dos professores num processo que já é feito aqui no estado”, disse Rossieli Silva.

Para esta quarta-feira, 17, o MEC dá prosseguimento aos debates sobre a implantação da Base Comum Curricular, em reunião com representantes de outros estados e de entidades da sociedade civil, em Brasília.

Com informações da Agência Brasil.