Cotidiano

MEC confirma gratuidade para estudantes de escolas públicas

Mesmo aqueles que não tiverem solicitado a isenção de pagamento da taxa de inscrição serão beneficiados com a medida

O Ministério da Educação (MEC) anunciou que estudantes da última série do ensino médio de escolas da rede pública terão gratuidade automática ao se inscreverem no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano.

De acordo com a pasta, mesmo aqueles que não tiverem solicitado a isenção de pagamento da taxa de inscrição serão beneficiados com a gratuidade. A medida foi tomada graças as mudanças que foram realizadas no pedido de isenção para esta edição.

Para esses participantes, não será gerada uma Guia de Recolhimento da União. O documento será pago apenas pelos candidatos que tiveram a solicitação de isenção da taxa reprovada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e pelos que não tinham direito à isenção e estão acessando o sistema pela primeira vez.

Até o ano passado, o pedido de isenção da taxa de inscrição no exame era feito junto com a inscrição, mas a partir deste ano quem tem direito à gratuidade teve que fazer a solicitação no mês passado. O período de inscrições iniciou na última segunda-feira, 7, e vai até as 23h59 do dia 18. A última atualização do Inep indicou que até as 10h de ontem, 9, mais de 2 milhões de estudantes realizaram a inscrição.

Todos os interessados em fazer o exame devem se inscrever, mesmo os que já conseguiram a isenção. O prazo para pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$ 82, termina em 23 deste mês. As provas estão marcadas para 4 e 11 de novembro.

*INFORMAÇÕES: Agência Brasil.