Geral

Lutas de boxe são as novidades deste ano

Os combates iniciaram na sexta-feira e prosseguem a partir das 16h de domingo com as disputas divididas em duas categorias: 64kg e 75kg com 13 atletas inscritos, sendo 8 na categoria de 64kg e 5 na categoria de 75kg

As disputas de boxe dos Jogos de Verão deste ano iniciaram na tarde de sexta-feira e prossegue na tarde deste domingo no ringue montado na quadra de areia da Praça Ayrton Senna, próxima ao Ginásio Totosão. Os combates iniciam às 16h. 

Segundo informou a Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Boa Vista, as disputas de boxe serão divididas em duas categorias: 64kg e 75kg. E 13 atletas inscritos, sendo 8 na categoria de 64kg e 5 na categoria de 75kg. Os atletas são das academias America Champion, Boxe Premier, Boxe Nobre Arte, Ginásio Allan Costa e da Associação Gigantes de Aço.

Ao final da competição será feita a entrega da premiação que este ano será um cinturão para o campeão, além de medalhas para 2º e 3º lugar. A Federação de Boxe do Estado de Roraima é parceira e disponibilizará os árbitros para as disputas.

As finais dos Jogos de Verão 2018 iniciaram oficialmente na manhã de sexta-feira, com a pesagem dos atletas do boxe. A pesagem do boxe é diferenciada das demais modalidades de lutas e, como a competição acontece em diferentes dias, a pesagem precisa ser feita na manhã em que antecede a luta. “Realizando a pesagem desta maneira, garante-se que o competidor lute na categoria correta, sem estar muito abaixo ou muito acima do seu peso ideal”, explicou o professor Ronaldo Silva, treinador responsável da Associação América Champion Boxing, que este ano vai competir com quatro atletas nas lutas principais. Um desses atletas e o veterano Virgilio Mangabeira, na categoria 75 kg, com quase 15 anos na nobre arte e medalhista nacional em 2007. “Ele volta ao ringue depois de um tempo parado e está se preparando para sua primeira competição do ano que será nos Jogos de Verão realizado pela Fetec em parceria com a Federação de Boxe do Estado de Roraima”, disse.

Além de Virgilio Mangabeira, a América Champion será representada pelos pugilistas Pablo Henrique, na categoria 64 kg; Witor Manuel Medrado, na categoria 64 kg e o refugiado venezuelano Alexandro, na categoria 64 kg.

“Alexandro é o nosso refugiado venezuelano e que hoje está bem graças a nossa Associação América Champion Boxing, pois através de amigos tiramos ele da rua, arranjamos emprego que deu para conciliar com os treinos. Ele é realmente um atleta talentoso e com apenas 19 anos pode ser um campeão nos Jogos de Verão e levar orgulho e motivação para seu povo sofrido. É como sempre digo, o boxe pode não mudar o mundo mas melhora a vida das pessoas”, afirmou.

MODALIDADES – Na mesma quadra da Praça Ayrton Senna foram montados tatames onde estarão sendo disputadas as lutas de Jiu-Jitsu (GI) e de Jiu-Jitsu sem kimono (NO GI). Em outras quadras da praça estarão acontecendo as disputas de jogos de vôlei de areia, cabo de guerra, beach hand, beach soccer e futebol americano, além do bicicross que será disputado na pista da praça. Os jogos iniciam, neste sábado e domingo, às 8h da manhã e as finais acontecem no domingo.

BICICROSS – A pista de bicicross da Praça Ayrton Senna volta a ser movimentada neste sábado com a Corrida de BMX dos Jogos de Verão 2018, prova que vai reunir os 18 melhores pilotos de Roraima na categoria acima de 18 anos, das categorias Bike Aro 20, Aro 24 e Aro 26.

A competição é promovida pela ARBx em parceria com a Fundação de Esportes, Turismo e Cultura (Fetec) da Prefeitura de Boa Vista, começa às 16h e será disputada em três baterias classificatórias com seis pilotos em cada bateria e se classificam os quatro primeiros de cada bateria independente de sua categoria.

Pelo sorteio realizado pela ARBx as baterias serão disputadas pelos pilotos em três grupos, sendo o Grupo A formado pelos pilotos: Maca, Pito, Fabrício, Shock, Roosevelt e Danks.
No Grupo B, ficaram os pilotos: Elmer, Pimpolho, Peteleco, Rodrigo, Wellington e Júnior.

Já o no Grupo C, estão os pilotos: Pirado, Hygho, Buba, Pesca, Max (Caroebe) e Pedro.

ABERTURA – A Associação Roraimense de Bicicross (ARBx) anunciou que a abertura do calendário de competições deste ano será neste domingo, dia 28, com a realização do Torneio Início de Bicicross, às 16h, na pista de bicicross da Praça Ayrton Senna.