Cotidiano

Loja Maçônica Liberdade e Progresso comemora 76 anos de fundação hoje

A Loja Maçônica Liberdade e Progresso Nº 1 completa, nesta sexta-feira, 9, 76 anos de fundação em Roraima. Dentre as lojas instaladas no Estado, ela é uma das mais antigas da jurisdição da Grande Loja Maçônica de Roraima, que atualmente congrega 13 lojas na Capital e nos demais municípios.

Nos seus 76 anos ininterruptos  de  atividade,  a  entidade está atualmente sob a coordenação do Venerável Mestre Edmar de Souza Vieira, que destacou o trabalho desenvolvido por seus antecessores,  dentre os quais Manoel Pereira Pinto, conhecido na História como Coronel Pinto, o qual foi um dos fundadores da loja e esteve à frente da administração no período de 1940 a 1944.

“Naquela época, tudo era dificultoso e temos que relembrar, nesta data festiva, o relevante trabalho que foi desenvolvido por estes notáveis maçons que, ainda sob a jurisdição do Estado do Amazonas, se uniram e fundaram a Loja Liberdade e Progresso, iniciando personalidades importantes do Território Federal do Rio Branco que ajudaram a consolidar os ideais de liberdade, igualdade e fraternidade entre a família maçônica que tem crescido a cada ano em Roraima”, disse Viera.

Ele destacou que atualmente existem 70 maçons regulares em plena atividade, os quais se reúnem toda quinta-feira no templo sede que fica localizado na rua Coronel Pinto, no Centro. Como parte das comemorações pelos 76 anos de fundação, será lançado um boton comemorativo e outras atividades.

“Temos expandido nossa ações na sociedade, buscando esclarecer a população sobre o verdadeiro papel da Maçonaria, que se estabelece como uma ordem filantrópica, de natureza social. Procuramos atender a todos que chegam a nós precisando de ajuda. Mas também faz parte da nossa filosofia não criar alarde em torno disso”, frisou o venerável.

HISTÓRICO – A Loja Liberdade e Progresso foi fundada em 09 de setembro de 1940 e, à época, ficou jurisdicionada à Grande Loja Maçônica do Amazonas, contando com os seguintes maçons: Francisco Barbosa Monteiro, mais conhecido por Cindô Barbosa, iniciado na Loja Branca Dias da Paraíba; Manuel Pereira Pinto, iniciado em 18 de fevereiro de 1898 na Loja Renascença no Estado do Pará; Severino Pereira da Silva, iniciado em 11 de agosto de 1831 na Loja Conciliação Amazonense; Antônio Pinheiro da Silva, iniciado em 15 de novembro de 1931 na Loja Luz do Juruá; Manoel Afonso dos Santos Júnior, iniciado em 20 de janeiro de 1933 na Loja Coariense; Hermínio Barronca, iniciado em 26 de abril de 1938 na Loja 21 de Março; e Antônio José de Vinhais iniciado em 09 de outubro de 1938, na Loja Firmeza e Humildade.

O nome Liberdade e Progresso foi deliberado durante a primeira reunião por indicação do maçom Severino Pereira da Silva, atendendo a uma solicitação feita pelos membros Adolfo Brasil, Homero de Souza Cruz e Antônio Luitgards Moura, em homenagem à extinta Loja Paz e Progresso do Rio Branco, e assim passaria a chamar-se Liberdade e Progresso Nº 1.(RG)