Cotidiano

Locadoras compraram 879 veículos novos no ano

37 empresas de locação de veículos operam atualmente em Roraima

Conforme pesquisa da Abla (Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis), 37 empresas de locação de veículos operam atualmente em Roraima. Juntas, essas locadoras emplacaram, no decorrer do ano passado, exatos 879 automóveis e comerciais leves, o que fez do setor de locação o maior cliente das montadoras no estado.

Dados mais detalhados serão apresentados, nesta quarta-feira, dia 23, na Perin Veículos, durante um café da manhã, a partir das 8 horas, para receber empresários do setor automotivo, além de Turismo, autoridades de Trânsito e Imprensa, no lançamento do Anuário da Abla 2018.

O diretor da Abla em Roraima, Célio Fonseca, adianta que em termos nacionais o setor de locação de veículos foi responsável por comprar 16,5% de todos os automóveis e comerciais leves vendidos em 2017 no Brasil. “As empresas de locação estão diretamente relacionadas com novas soluções de mobilidade urbana”, explicou ao destacar que renovação da frota em Roraima também faz parte desse processo, na medida em que oferecer carros novos faz parte das exigências dos clientes.

Em Roraima, a terceirização (aluguel de frotas inteiras para empresas e órgãos públicos e também para empresas da iniciativa privada) é a principal responsável pelo faturamento bruto do setor (75%). O turismo de negócios (profissionais em viagens de trabalho por Roraima) fica em segundo lugar no estado, com 20% de participação. Em seguida, vem o turismo de lazer (pessoas físicas em viagens de férias), com 5%.

A Abla utilizou dados estatísticos de frota fornecidos diretamente pelo Serpo (Serviço Federal de Processamento de Dados). Trata-se de uma empresa autorizada pelo Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) e que é também a maior empresa pública de tecnologia da informação do mundo.

Frota atual – Somadas as compras de veículos realizadas em 2017 aos seminovos das empresas de locação de Roraima, a frota atual do setor no estado atingiu 1.655 unidades. A Chevrolet (General Motors) é a líder de participação na frota total, com 32,63%, seguida pela Volkswagen com 28,88%. A Toyota vem em terceiro lugar (13,96%), com FCA (11,48%) e Ford (5,20%) completando a lista das cinco montadoras mais presentes na frota total do setor de aluguel de veículos em Roraima.

Empregos – Em Roraima, juntas, as locadoras empregam 110 pessoas, que representam 0,13% de todos os empregos diretos (80.378) mantidos pelas empresas de aluguel de carros no Brasil.

Além do total de trabalhadores em Roraima e no Brasil, a Abla constatou que o tempo médio no emprego (rotatividade) dos profissionais nas locadoras de veículos roraimenses é de 30 meses – equivalente à média nacional. Além disso, o estado ocupa a 26ª posição no ranking brasileiro de empregos diretos mantidos por esse setor.

A associação coletou os dados diretamente do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) e do Rais (Relatório Anual de Informações Sociais).

Publicidade