Cultura

Livro sobre Agricultura e Pecuária será lançado nesta quarta, 15

O autor Ramayana Braga aborda a agricultura e a Pecuária na história de Roraima em obra

O pesquisador, veterinário e professor Ramayana Braga lança a partir das 19h30 desta quarta-feira, 15, o livro “A agricultura e a Pecuária na história de Roraima”, no Auditório da Federação da Agricultura, localizado na Avenida Major Williams (Em frente a Feira do São Francisco). Na ocasião, o autor irá fazer uma noite de autógrafos com direito a explanação sobre a obra. O livro estará a venda no valor de R$50,00.

De acordo com o autor, a obra é resultados de três anos de pesquisas e busca sanar uma necessidade para os produtores, que não possuem informações a respeito do assunto na literatura. O livro reúne informações sobre a produção em quase 500 páginas e aborda desde a técnica, história, conceito, ferramentas, análise e possibilidades do uso da tecnologia, orientações para uso da técnica até a aplicação em sistemas de produção.

“O material de estudo destinado a agricultura e a pecuária em Roraima ainda é pequeno, existe uma deficiência na informação, então resolvi unir em um livro só”, comentou.

Segundo ele, além de serem poucas informações, são muito dispersas e superficiais. “O último livro que aborda esse tema foi lançado há mais de quarenta anos, então precisamos de um livro atualizado, com as culturas agrícolas, com o perfil do produtor, dos produtos, com uma análise econômica sobre elas”, explicou.

O tema inovação em agricultura é abordado levantando as aplicações de ferramentas de avaliação de impacto socioeconômica e ambiental em Roraima. Também foram analisadas a avaliação do padrão tecnológico e tendências, e estratégias inovadoras para agricultura.

“A essência do livro relata que a agricultura ainda contribui muito pouco com a economia de Roraima. É preciso de um bom diagnostico, uma boa estratégia para produzir, são muitas as dificuldades levantadas, entre elas, a diferença de custeio do nosso estado com outros estados. Temos um elevado custo de produção, chegando até 40% mais caro, como seremos competitivos? Em Roraima, os produtores precisam criar e deixar bem claro pra sociedade um plano de desenvolvimento, com metas e estratégias bem estabelecidas, para que não fiquemos apenas com medidas paliativas para alavancar o setor”, finaliza.

 

SOBRE O AUTOR

Ramayana Menezes Braga é roraimense com graduação em medicina veterinária pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Pertence aos quadros da Empresa Brasileira de Pesquisa agropecuária (Embrapa) desde 1984, onde atua como pesquisador. No magistério, foi professor adjunto na UFRRJ e professor visitante nas Faculdades Cathedral e Estácio Atual (Atualmente Centro Universitário Estácio da Amazônia) com disciplinas de Agronegócio.

 

SERVIÇO
Lançamento da Obra “A agricultura e a Pecuária na história de Roraima”
DATA: 15 de fevereiro (Quarta-feira)
HORÁRIO: 19h30
LOCAL: Auditório da Federação da Agricultura
ENDEREÇO: Avenida Major Williams (Em frente a Feira do São Francisco)