Cultura

Livro de poesias é lançado em formato artesanal

O novo livro da escritora Zanny Adairalba é costurado à mão, com pinturas e confeccionado de forma artesanal

O novo livro da escritora Zanny Adairalba, Carrossel Agalopado, é uma obra poética que busca retratar a vida do homem sertanejo, suas paixões, anseios, aflições e belezas culturais. A proposta é retratar a força de um povo guiado pela esperança e pela fé. O livro foi confeccionado de forma artesanal pelo selo independente Maricota Cartonera, lançado pela própria autora e inspirado no Movimento Cartonero, nascido na Argentina em 2001.

Cada livro é feito com capas de papelão pintadas e costuradas à mão, as pinturas nunca se repetem, o que faz de cada exemplar uma obra de arte exclusiva. “O selo Maricota Cartonera é a primeira editora de Roraima a atuar de forma independente e artesanal e está aberta para outros poetas interessados em lançar obras produzidas com esta política de reaproveitamento e sustentabilidade ambiental”, contou.

Segundo ela, a idéia é incentivar os autores em Roraima a contribuir com a preservação ambiental por meio da suas obras literárias. Para a autora, existe uma gama de escritores que se igualam em maturidade, apresentando excelentes trabalhos na literatura local. “Além do alcance local, a literatura roraimense está presente também nas redes sociais e blogs de editoração independente, alcançando um número cada vez maior de leitores. É importante lembrar que nos últimos anos alguns escritores organizaram grupos culturais que movimentaram de forma positiva o cenário da literatura local”, comentou.

Leia Mulheres
O livro será tema de um debate ofertado pelo grupo de leitura Leia Mulheres, em Boa Vista, em Junho. Zanny acredita que não há diferença na qualidade das obras literárias escritas por homens ou mulheres, porém algumas características na sensibilidade da leitura pode se destacar. “Mas há, entretanto, a meu ver, pequenas diferenças próprias do sentir feminino; Um olhar mais amoroso ou até mesmo severo, mas cuidadoso nesta percepção maternal de todo o existir que estão naturalmente presentes na literatura feminina e que são extremamente benéficas”, relata.

Currículo
Zanny Adairalba escreve e compõe desde a infância, acumula em seu currículo diversos prêmios por suas obras literárias e musicais e possui cinco livros já publicados, além de diversos cordéis que abordam temas variados. Os interessados em obter um livro poderão solicitar os exemplares pelo facebook da autora ou através dos e-mails: [email protected] e [email protected]. As obras também são enviadas via Correios.