Cotidiano

Limpeza da caixa d’água deve ser feita duas vezes por ano

Serviço feito periodicamente ajuda a evitar acúmulo de sujeira e presença de microorganismos

A qualidade da água que sai da torneira de casa também depende do cidadão. Quem tem caixa d’água ou qualquer reservatório domiciliar deve se atentar para a limpeza do local. A Companhia de Águas e Esgotos de Roraima (CAERR) orienta que essa limpeza deve ser feita a cada seis meses, para descartar impurezas que causam transtornos à saúde.

Na casa da aposentada Rocicler Barreto Brasil, de 75 anos, no bairro União, essa preocupação é rotina. São três reservatórios de mil litros cada para auxiliar o abastecimento na residência com quatro moradores. A cada cinco meses, o processo de limpeza da caixa d’água é feito pela própria aposentada. “Eu me preocupo muito com essa limpeza, prefiro eu mesma fazer, pois sou muito cuidadosa e exigente. Faço cuidadosamente a lavagem e deixo de molho durante um dia inteiro”, explicou.

O processo de limpeza executado pela dona Rocicler é a recomendação dada pelo biólogo da Assessoria Técnica de Meio Ambiente da CAERR, Leônidas Filho. “A limpeza de reservatórios, periodicamente, previne possíveis contaminações causadas por patógenos trazidos por animais como ratos, baratas e demais seres que convivem entre humanos. Lembrando que a tampa da caixa de água mal vedada pode causar esses transtornos”, alertou.

Nas ações socioambientais realizadas pela CAERR, a orientação é a mesma, além dos cuidados com o desperdício de água. “Além dos cuidados com a saúde, esse serviço é indicado para detectar possíveis vazamentos, um problema recorrente e preocupante, num momento em que estamos em campanha permanente contra o desperdício”, complementou o presidente da CAERR, Danque Esbell.

Entenda o passo a passo

O processo para limpeza é simples e rápido, se feito a cada seis meses. Primeiro, feche o registro da entrada de água na casa ou amarre a boia para que não haja vazamento. Não jogue fora a água contida no reservatório, armazene e use-a enquanto estiver fazendo a limpeza.
Em seguida, feche a saída de água da caixa com um tampão ou pano, e mantenha um palmo de água na caixa. Adicione um litro de água sanitária e deixe de molho por aproximadamente duas horas. Lave as paredes e o fundo da caixa com uma escova e por último, retire o tampão para escorrer a água da lavagem.

Depois de executar esse passo a passo, pode abrir o registro geral de distribuição de água, encher a caixa e assim a água está apropriada para o consumo, sem a presença de impurezas nocivas à saúde humana.

Roraima tem uma das melhores águas do Brasil

A CAERR tem adotado rigoroso processo de tratamento, com base em vistorias sanitárias e nos resultados de análises físico-químicas e bacteriológicas. O Núcleo do Controle de Qualidade (NCQ) faz em laboratórios próprios, a análise da água tratada a cada uma hora.

No interior, o processo de análise e tratamento da água é o mesmo. Os Municípios de São Luiz, São João do Baliza, Caroebe, Alto Alegre, Mucajaí, Caracaraí e Normandia já possuem laboratórios, todos devidamente equipados e preparados para o procedimento padrão. Além das análises feitas diariamente nos laboratórios, o setor realiza ainda a inspeção mensal do trabalho executado nos municípios e os relatórios são encaminhados aos órgãos de fiscalização que atuam na área.

No início do mês de abril, a CAERR adquiriu equipamentos necessários para análise da água em nove agências do interior. Ao todo, 15 equipamentos de colorímetros (análise de cloro), turbidímetros (análise de turbidez), pHmetros (pH da água) e cloro residual, farão a análise físico-químico e bacterológico dos laboratórios dos Municípios de Alto Alegre, Caroebe, Caracaraí, Mucajaí, Normandia, Pacaraima, Rorainópolis, São Luiz e São João da Baliza.