Geral

Liga Roraimense promove I Festival de Beach Handball

As inscrições estão abertas até o dia 20 de março. Expectativa é que o evento conte com a participação de 25 equipes

A Liga Roraimense de Handebol (LRH) realiza de 24 a 26 de março, o primeiro Festival de Beach Handball, no complexo esportivo Ayrton Senna. Em vez da quadra, os atletas disputarão os jogos com as mesmas regras, porém em quadra de areia.

Mais nova entidade a promover a modalidade em Roraima, a LRH foi criada pelo jogador João Henrique, que nos últimos anos atuou por equipes de São Paulo e recentemente retornou ao Estado.

Organizador do evento, ele confirmou que essa é apenas a primeira de muitas competições, e que promete ser o carro-chefe de uma temporada cheia de disputas e grandes momentos.

“Já temos um pré-calendário pronto para essa temporada, tanto na areia quanto na quadra. Espero que a cada evento, o número de participantes possa ser sempre maior e que o público esteja presente para prestigiar”, disse.

INSCRIÇÕES – As inscrições estão abertas até o dia 20 de março e podem ser feitas pelo telefone 98101 3938. A expectativa é que o evento conte com a participação de 25 equipes, no masculino e feminino.

BEACH HANDBALL – Os primeiros registros oficiais do Beach Handball (ou Handebol de Areia) são da Isola di Ponza, uma pequena ilha no Sul da Itália, no ano de 1992. Dois presidentes de equipes de Handebol de quadra da Itália, Gianni Buttarelli e Franco Schiano, tiveram a ideia de começar a jogar na praia o tradicional handebol, pela falta de quadras para a prática na ilha italiana.

O primeiro torneio de Beach Handball em todo o mundo ocorreu exatamente na Isola di Ponza, mas precisamente na Praia de San Antonio em Ponza, em julho de 1992.

Mais tarde a modalidade foi inserida no quadro da Federação Internacional de Handebol (em inglês: International Handball Federation, IHF), instituição que coordena as atividades do Beach Handball em nível internacional. Sua sede localiza-se em Basileia, Suíça.

NO BRASIL – O início da prática do Beach Handball no Brasil começou com uma forma de recreação, na qual, usavam-se as regras e as dimensões da quadra do handebol de quadra (indoor). Apenas em 1995, o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) incluiu o esporte no Festival Olímpico de Verão, no Rio de Janeiro, e assim aconteceu a primeira competição internacional da modalidade com a participação brasileira.

Hoje, o Brasil lidera o ranking mundial de Beach Handball no masculino e no feminino. Os maiores polos da modalidade no país são Rio de Janeiro, São Paulo, Ceará e Paraíba. Desses Estados costumam sair jovens talentos e vários jogadores para as seleções.

O I Festival de Beach Handball conta com o apoio da Fetec, Kumon (Unidade Centro), Lourinho Celular, Perin Veículos, União Center, Personal Presentes e Honda.

Publicidade