Polícia

Liderança de facção criminosa é recapturado no Sul do Estado

Considerado foragido de alta periculosidade, José de Arimatéia do Nascimento, o “Ari”, ordenou o massacre de presos no Compag no ano passado

No final da manhã desta segunda-feira, 7, a Polícia Militar de Roraima (PMRR) apresentou a imprensa o foragido da Justiça do estado do Amazonas José de Arimatéia Façanha do Nascimento, vulgo “Ari”, de 33 anos. Ele é uma das lideranças da facção criminosa Família do Norte (FDN).

De acordo com o comandante-geral da PM, coronel Edson Prola, a prisão de “Ari” ocorreu na última sexta-feira, 4, na região do baixo Rio Branco. Cerca de 10 homens, entre policiais militares do Bope (Batalhão de Operações Especiais) e agentes da Divisão de Inteligência e Captura (Dicap) da Sejuc (Secretaria de Justiça e Cidadania), participaram da ação.

“A informação era de que o José estava se escondendo em um vilarejo conhecido como Itaquera, que fica depois da vila de Santa Maria do Boiaçu”, informou.

Na ocasião, segundo Prola, foram cumpridos dois mandados de prisão, sendo um por roubo e outro pelo crime de homicídio. “Ele [Ari] já era condenado há mais de 45 anos de prisão por latrocínio [Roubo seguido de morte], quando ele matou um empresário no Amazonas e juntamente com outros comparsas, roubou R$ 400 mil”, complementou.

Ainda segundo o comandante-geral da PM, Ari cumpria pena Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj), mas acabou fugindo após massacre que resultou na morte de mais de 50 presos. O caso ocorreu na madrugada de 1º de janeiro do ano passado.

“Ele foi inclusive um dos líderes desse massacre, fugindo daquela unidade com outros 118 presos e também é uma das lideranças dessa facção, que é muito conhecida na região Norte”, frisou.

Após informar o cumprimento dos mandados, a PM informou que José de Arimatéia Façanha do Nascimento será encaminhado novamente ao sistema prisional do Amazonas. Colaborou o repórter João Barros.