Política

Líder do bloco da maioria na ALE diz que grupo vai buscar conciliação

Novo bloco diz que vai se empenhar para destrancar a pauta de votação e apreciar o que ainda está pendente na Casa

A formação de um grande bloco parlamentar a partir da mudança de deputados da oposição para a base governista não deve atrapalhar o relacionamento entre os deputados na Assembleia Legislativa. O discurso conciliatório partiu do novo presidente do bloco da maioria, o deputado Mecias de Jesus (PRB), que vai comandar 12 parlamentares da base do governo Suely Campos (PP).

“O fato de eu ser líder do bloco de situação não me faz opositor ao bloco liderado pelo deputado George Melo, que também é composto pelo presidente da Casa, o deputado Jalser Renier [SD], com quem eu tenho amizade pessoal. A liderança de bloco não irá atrapalhar, pois eu já era líder de um bloco de seis parlamentares, o que em momento algum atrapalhou nosso relacionamento no Poder Legislativo”, explicou.

Segundo ele, como líder do novo bloco ele vai buscar o entendimento, visando sempre à união em prol de Roraima. “É um Estado que precisa muito dessa união, por ser o menor da Federação em nível populacional, bem como o mais pobre também. O Poder Legislativo não pode servir para disputas por interesses pessoais. Sempre busquei pelo bom relacionamento e sempre encontrei na Assembleia Legislativa, entre os deputados, essa boa vontade. Também nunca deixei de vislumbrar sempre um bom momento para estarmos de acordo com aquilo que é bom para o Estado”, acrescentou.

Mecias disse que a Assembleia Legislativa é um poder independente e, mesmo tendo a maioria dos deputados na oposição, nunca houve dificuldades para aprovar os projetos de interesse do Estado. “Os métodos e os meios usados pela oposição sempre foram naturais da democracia. O mesmo vai acontecer conosco. É algo natural que acomete em todos os parlamentos do mundo. Vamos conciliar os reais interesses do Estado”, frisou.

O bloco governista conta com a participação dos deputados Coronel Chagas (PRTB), Odilon Filho (PEM), Joaquim Ruiz (PTN), Jânio Xingu (PSL), que integraram o grupo que já era composto por Brito Bezerra (PP), Aurelina Medeiros (PTN), Mecias de Jesus (PRB), Soldado Sampaio (PC do B), Flamarion Portela (sem partido), Evangelista Siqueira (PT), Gabriel Picanço (PRB) e Ângela Águida Portela (PSC).

“A nova composição dos blocos parlamentares na Assembleia Legislativa de Roraima é resultado do próprio exercício da democracia que vai resultar em alterações de quadros, mas equilibrando as forças: situação e oposição”, disse Mecias ao acrescentar que o novo bloco vai se empenhar em destrancar a pauta e votar o que for necessário para dar andamento ao que precisa ser feito no parlamento.

“Existem modificações na legislação a serem feitas, novas leis a serem aprovadas, orçamentos a serem aprovados de 2018/ 2019. Então, nessas condições nos propomos a trabalhar buscando a conciliação, atrair sempre a maioria dos votos quando os projetos forem de interesse da sociedade, independente de posição. Esperamos que este novo momento em que o Legislativo passa a viver a partir desta semana resulte em grandes benefícios para o Estado, à curto, médio e longo prazo”, afirmou.