Cultura

Lentes de contato dental: Quais as vantagens do procedimento

O procedimento é feito por um profissional especializado e consiste na colocação de pequenas lâminas de porcelana na frente dos dentes

As lentes de contato dental têm sido cada vez mais procuradas pelos pacientes nos consultórios. O procedimento é feito por um profissional especializado e consiste na colocação de pequenas lâminas de porcelana na frente dos dentes que pode mudar a cor, formato, tamanho, ou comprimento dos dentes normais.

Segundo o cirurgião dentista, Mauro Raposo, as lentes de contato dental têm sido bastante procuradas, depois que vários artistas e cantores colocaram e melhoraram muito a estética do sorriso.

“Dentre suas inúmeras vantagens, um grande fator que nos leva a escolher por este procedimento é que o desgaste dental é mínimo ou até mesmo ausente. Este tratamento pode ser feito em poucos dias, sendo o primeiro passo o enceramento para diagnóstico que pode ser feito na primeira consulta já levantando a autoestima”, explica.

Segundo o especialista, o enceramento serve para termos a prévia de tamanho dental, cor e funcionalidade. “É muito difícil se olhar no espelho e não querer fazer as “Lentes Dentais”, mesmo quem já possui um sorriso bonito, com a instalação dos laminados é possível melhorar a estética”, afirma.

Através do procedimento, o dentista vai corrigir cor, tamanho e posição dos dentes e planejar o seu novo sorriso de acordo com o formato dos seus dentes, do seu rosto e até do seu estilo de vida. Com fotografias e moldes, o dentista cria o modelo ideal, que é aprovado por você antes da aplicação.

“Quando fazemos o enceramento e as pessoas se olham no espelho, fica evidente a felicidade e satisfação, pois é um tratamento indolor e rápido e que possui vida útil longa. Por normas éticas estabelecidas pelo Conselho de Odontologia, não podemos postar fotos de antes e depois, mas é de grande importância antes de fazer o tratamento, conhecer o trabalho de cada profissional indo até seu consultório e tirando suas dúvidas, para não haver frustrações pós tratamento”, contou.

A boa higienização oral é mais do que obrigatória durante qualquer tratamento. E claro, as visitas periódicas ao dentista não devem acabar depois da colocação das lentes.

Em relação à durabilidade, o material tem propriedades semelhantes à dos dentes naturais, portanto o que pode fraturar um dente, também poderá fraturar a ”Lente Dental”, além de cuidados de higiene oral, bruxismo entre outros que diminuem a vida útil das “Lentes Dentais”.