Política

Lana Leitão é empossada como juíza da 1ª Zona Eleitoral

A 1ª Zona Eleitoral, em Boa Vista, recebeu cerca de 60 mil novos eleitores no ano passado

A juíza Lana Leitão Martins assumiu as atribuições de juíza da 1ª Zona Eleitoral, em Boa Vista, no início desta semana, pelo prazo de dois anos, conforme o disposto nas Resoluções TSE nº 21.009/2002 e TRE/RR nº 06/2006. Lana Leitão sucedeu o juiz Aluízio Ferreira Vieira, que comandou a 1ª ZE no biênio 2016-2018.

Em entrevista à Folha, a juíza disse que está pronta para o grande desafio que é comandar a Zona Eleitoral que tem atualmente o maior número de eleitores do Estado. “Aguardo com muita expectativa o trabalho na 1ª Zona Eleitoral, esperando do eleitor uma atuação mais consciente nas urnas. Trabalharei para levar esclarecimento sobre o poder de uma escolha realmente democrática e sobre o valor do voto”, frisou.

Sobre as expectativas para o pleito eleitoral deste ano, Lana Leitão acredita que será um pleito diferente. “Com a participação de eleitores mais conscientes do seu papel fundamental na construção de uma democracia mais madura. Pretendo atuar junto do eleitor, esclarecendo seus direitos, principalmente no sentido de resguardar uma escolha livre de qualquer tipo de influência ilegal. Minha principal responsabilidade será esclarecer ao eleitor que depende dele a mudança dos rumos na política brasileira”, explicou a juíza.

Em virtude do rezoneamento eleitoral, a 1ª Zona recebeu cerca de 60 mil novos eleitores no ano passado, oriundos de alguns bairros da região Oeste de Boa Vista.

Atualmente, a capital de Roraima possui 235.767 eleitores, distribuídos assim: 121.149 na 1ª Zona e 114.618 na 5ª Zona. Esses números devem crescer até o fechamento do cadastro, em 9 de maio deste ano.

Vinte e oito bairros compõem a 1ª Zona Eleitoral, sendo eles 13 de Setembro; 31 de Março; Aeroporto; Asa Branca; Buritis; Caçari; Caimbé; Calungá; Caranã; Cauamé; Canarinho; Centenário; Centro; Cinturão Verde; Dos Estados; Jardim Caranã; Jardim Floresta; Jóquei Clube; Liberdade; Mecejana; Aparecida; Paraviana; Pricumã; São Francisco; São Pedro; São Vicente; Tancredo Neves; e União.

PERFIL – Lana Leitão Martins é roraimense. Formada em Direito pela Universidade de Brasília – UNB; Juíza de Direito do Tribunal de Justiça de Roraima, desde 2002; Juíza titular da 1ª Vara do Tribunal do Júri e da Justiça Militar, desde 2013; Foi professora de Direito Tributário das Faculdades Cathedral (2007). Na esfera eleitoral foi juíza titular da 4ª ZE (2003-2005) e juíza substituta das 1ª, 3ª, 4ª, 5ª e 6ª Zonas Eleitorais (2009-2012).