CRISE MIGRATÓRIA
Juiz manda suspender entrada de venezuelanos em Roraima
Por Folha Web
Em 06/08/2018 às 10:24
É recomendada que a entrada de venezuelanos em Roraima seja permitida de acordo com a saída de imigrantes do estado, (Foto: Divulgação)

A justiça federal suspendeu o ingresso de venezuelanos em Roraima, garantindo a validade de vários artigos do decreto assinado na semana passada pela governadora Suely Campos para organizar o acesso de imigrantes aos serviços públicos. 

A decisão foi proferida pelo juiz Hélder Girão Barreto, neste domingo. 

Também é recomendada que a entrada de venezuelanos em Roraima seja permitida de acordo com a saída de imigrantes do estado, por meio do processo de interiorização. A argumentação é de que o estado estaria sobrecarregado, e não teria condições para atender uma demanda de atendimentos públicos ainda maiores, gerada pelo intenso fluxo migratório.

“Suspender a admissão e o ingresso no Brasil de imigrantes venezuelanos a partir da ciência desta decisão e até que se alcance um equilíbrio numérico com o processo de interiorização e se criem condições para um acolhimento humanitário no Estado de Roraima”, cita a decisão

A governadora Suely Campos também ingressou com uma ação no supremo Tribunal Federal (STF), pedindo o fechamento da fronteira com a Venezuela, diante da omissão da União em auxiliar os roraimenses e de recusa do governo do presidente Michel Temer de enviar recursos financeiros para custear o impacto da imigração na saúde, na educação e na segurança.

A matéria completa sobre a decisão estará disponível na edição impressa desta terça-feira, 7. 

Leia mais: http://folhabv.com.br/noticia/MPF-e-DPU-acionam-Justica-para-garantir-acesso-de-migrantes-a-servicos-publicos-/42578

Jfabianorr disse: Em 06/08/2018 às 16:43:52

"Moro em Roraima, Tenho uma casa na fronteira, na cidade de Pacaraima, por lá acabou -se a paz, antes tinhamos tranquilidade para andar pelas ruas. Hj é toque de recolher, tds com medo. Se saímos para Boa Vista e deixamos nossas casas qd chegamos foi arrombada, levam td. Até roupa no varal nao se pd deixar. Furto e tráfico aumentou exponencialmente. Postos de saúde lotados, não temos mais como ir ao posto buscar atendimento, o governo federal fecha os olhos pra o problema. Os que entram em Roraima boa parte é bandido, na própria Venezuela estão expulsando e forçando para que venham para o Brasil. Prisões foram abertas no estado de Bolivar, pois nao tinham mais comida e os que ali estavam agora estão vindo para o Brasil. Enfim... Os brasileiros de Roraima estão sendo massacrados por esta politica ridícula de portas abertas. Que venham os imigrantes mas que tenham algo para contribuir, q tenham profissão. Muitos dos "malandros", como eles os denominam, jogam os documentos fora e chega no Brasil dizendo q perdeu, para que não sejam identificados. Aqui já se fala em justiça pelas próprias mãos. Em exercício arbitrário das próprias razões. Pois o Estado nd faz pelos brasileiros, lá atua hj a Força Nacional, a PF, a PRF, o EB, PM e PC, E AINDA INUMERAS ONGs, tds em prol da "seguranca", mas na prática nd é feito a sensação de insegurança é imensa. Tds com medo. Na madrugada estão dormindo. E aí é a hora q age o "malandro", não adianta termos tds estas forças se não estão nas ruas na hora que os bandidos saem pra "trabalhar". Se procuramos apoio da Polícia dizem q nd pode ser feito. DIREITO AQUI NA FRONTEIRA SÓ O VENEZUELANO Q TEM. O BRASILEIRO NÃO TEM MAIS!"

Fillipe Oliveira disse: Em 06/08/2018 às 16:38:44

"Diferentemente do que fez o Governo Federal, o Município e os Deputados e Senadores locais, o Juiz optou por não dificultar ou impossibilitar o trabalho do Governo do Estado!! Parabéns!! "

Éden Souza disse: Em 06/08/2018 às 16:17:47

"agora tem que manter e interiorizar uma quantidade maior do que está sendo feita..."

Falei e disse: Em 06/08/2018 às 14:11:05

"Tomara que sigam a risca este decreto, uma parte do povo venezuelano são pessoas do bem, mais temos que ver o lado do nosso povo também, não adianta ficar recebendo esse monte de refugiados sem ter condições de arcar com os serviços prioritários, tem que fechar mesmo, se não vira bagunça igual a venezuela."

Manuel disse: Em 06/08/2018 às 14:03:03

"Parabéns para o Ilustríssimo Senhor Juiz Hélder Girão. Gente olha para ter uma ideia a respeito de imigração basta ver as leis de imigração de outros países. Taxas, impostos e obrigações financeiras, sociais, legislativas que se impoe a um imigrante. Veja o exemplo do nosso amigo Canadá. Vejam: https://www.immi-canada.com/reajuste-nas-taxas-de-imigracao-para-o-canada/ ou, https://www.immi-canada.com/quanto-custa-imigrar-pelo-express-entry/ Para um casal: a bagatela de Para um casal, o valor hoje está em $15.531 CAD. Tai a explicação de nossos irmãos do Canadá ajudarem financeiramente em ONGs para que mantenhamos o problema por aqui... Dar as verbas para nossos apátridas ingénuos de boa fé é 800 vezes mais barato eles e a união europeia que lidar com o problema por la."

Esperança disse: Em 06/08/2018 às 13:44:32

"Por favor DPU e MPs , ajudem, deem apoio, não atrapalhem com ações contra. Nosso estado está fofrendo com brigas políticas. Nossos senadores, deputados federais e estaduais ficam só querendo tirar vantagens, criando dificuldades, isso é notório nas mídias e jornais, não estão pensando no que estamos passando, não atinge eles, né? Então nossa esperança é o judiciário preparar e controlar melhor a entrada dos estrangeiros. "

ROSINALDO VIEIRA SILVA disse: Em 06/08/2018 às 12:23:50

"Esse aí é Juiz macho tá...."

Santos Luciane disse: Em 06/08/2018 às 12:22:38

"Parabéns ao juiz por está com o povo de Roraima."

THIAGO CASTRO disse: Em 06/08/2018 às 12:09:59

"ôôôôô graças a Deus alguém se preocupou com o povo de Roraima , já que o governo federal não ta nem ai pra desgraça que se transformou o estado depois da chegada dessa horda "

Jonilson Soares disse: Em 06/08/2018 às 11:01:11

"Arrasooooooooou, até que enfim um juiz agiu com a razão a favor dos brasileiros. Muito bom. Parabéns ao Juiz Helder Girao Barreto."

Jonilson Soares disse: Em 06/08/2018 às 11:01:05

"Arrasooooooooou, até que enfim um juiz agiu com a razão a favor dos brasileiros. Muito bom. Parabéns ao Juiz Helder Girao Barreto."

rnuj disse: Em 06/08/2018 às 10:51:13

"Ele não merece apenas palmas, mas sim tocantins inteira! Muito bem! Apoiado! "