Política

Jucá defende reajuste de combustíveis a cada 10 ou 15 dias

O líder do governo no Senado, Romero Jucá (MDB-RR), afirmou nesta terça-feira que está em discussão a forma do reajuste dos combustíveis, em especial a gasolina e o diesel, para criar mais previsibilidade

O líder do governo no Senado, Romero Jucá (MDB-RR), afirmou nesta terça-feira que está em discussão a forma do reajuste dos combustíveis, em especial a gasolina e o diesel, para criar mais previsibilidade. O modelo atual da Petrobras, de repassar diariamente a cotação internacional do petróleo para os preços, pode ser revisto para uma revisão mais periódica, de 10 a 15 dias, informou o emedebista.

“Não precisa ser uma raspadinha, você raspa e ‘eeeee’ [descobre se ganhou ou perdeu]. Pode ser (um reajuste) em 10 ou 15 dias, ou outro período, vai depender da volatilidade do mercado”, disse. A ideia é que um caminhoneiro não seja pego desprevenido no meio do caminho e tenha condições de se programar ao longo da viagem.

Jucá descartou a redução na Cide ou no PIS Cofins sobre combustíveis porque o déficit fiscal do país não permitiria isso, segundo ele.

O senador afirmou que o governo não vai interferir para mascarar o resultado. “A Petrobras tem toda a condição de avaliar isso sem a intervenção do governo”, disse. O impacto na inflação não preocuparia, afirmou, apenas os problemas na vida das pessoas e nos custos de determinados setores.

Ele lembrou ainda que os preços do insumo estão relacionados ao mercado internacional. “O barril do petróleo vai ultrapassar US$ 100 com essa instabilidade criada pelo Trump [Donald Trump, presidente americano].”

Fonte: Valor