Cotidiano

Jovem com deficiência realiza sonho de ser aprovado na UFRR

Mykeias dos Santos Jorge foi aprovado no Vestibular 2018 para o curso de Ciências da Computação

Com apenas um ano e cinco meses de idade, Mykeias dos Santos Jorge sofreu um derrame cerebral que dificultou o desenvolvimento motor do lado esquerdo do corpo. Mesmo com as dificuldades, o jovem continuou a trilhar seu caminho escolar com o apoio da família e hoje, aos 19 anos, conseguiu realizar um dos seus maiores sonhos: ser aprovado no curso de Ciências da Computação da Universidade Federal de Roraima (UFRR). 

Em entrevista à Folha, o jovem contou que um dos fatores que mais o ajudou no seu desenvolvimento foi o apoio dentro de casa, dado por sua mãe, Dona Maria; do pai, Manoel; e do irmão mais velho, Mykael, de 22 anos, além das tias, primas e da avó.

A família levava Mykeias, ainda criança, à fisioterapia no Hospital da Mulher para ampliar a sua força física. Na infância, os familiares também perceberam o interesse do jovem pela Tecnologia da Informação e o inscreveu em cursos de informática e ciências da computação.

Para continuar o aprendizado, aos 14 anos, foi inscrito nas atividades pedagógicas na Unidade de Capacitação e Produção (UCP) do Rede Cidadania Atenção Especial, programa da Secretaria de Trabalho e Bem-Estar Social (Setrabes).

Lá, os professores perceberam o interesse de Mykeias pelo estudo. Ao terminar o terceiro ano do Ensino Médio, a equipe entrou em contato com a família para saber se poderiam auxiliar o jovem no processo de inscrição para o Vestibular e Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O preparatório para as provas foi feito em um cursinho de três meses na Universidade Virtual de Roraima (Univirr) e estudando em casa.

O estudante disse que tinha interesse em fazer o vestibular para Universidade Federal, mas tinha medo de não passar. “Eu falava para o meu pai que queria tentar em uma faculdade privada, mas ele me disse para tentar na Federal e, se eu não conseguisse, ele pagava a mensalidade da particular. A minha mãe também colocou na minha cabeça para fazer a prova. Fiz o vestibular e passei. A minha prima que viu meu nome na lista e me mandou, mostrei para minha mãe. Todo mundo me ligou e mandou mensagem, parabenizando. O apoio da família foi muito importante”, avaliou.

Agora, o jovem aguarda pelo início das aulas em agosto. Depois, o foco do jovem é se formar, trabalhar na área e tentar uma especialização em informática. Enquanto esse momento não chega, Mykeias vive em estado de gratidão. “Agradeço principalmente minha mãe que me incentivou, minha avó, meu pai, minha tia e minha prima também. Toda a minha família sempre me incentivou. Estou muito feliz”, finalizou.

Pais ainda têm medo de deixar filhos com deficiência cursarem a faculdade

Mykeias não é o único aluno do Rede Cidadania Atenção Especial a passar em um vestibular. Outros nove estudam em instituições públicas e privadas de Ensino Superior em Roraima. Segundo a professora de Mykeias na Unidade de Capacitação e Produção, Cléia Melo, um dos pilares da UCP é justamente ampliar os níveis de estudo e as propostas do mercado de trabalho.

“Quando o aluno completa o Ensino Médio, é feita essa pesquisa com os pais para ver se ele tem interesse de cursar o Ensino Superior. Hoje nós temos alunos no curso de Psicologia e Música, entre outros. Em Ciências da Computação da UFRR, ele é o segundo aluno”, informou.

A professora frisou que ainda existem muitos pais com medo de deixar seus filhos cursarem o Ensino Superior por conta do preconceito com pessoas especiais. “Eles alegam que o aluno tem dificuldade na leitura, na convivência. Eles têm medo da descriminação, que a gente sabe que acontece. É outro ambiente, totalmente diferente e eles têm receio que o filho seja mal tratado. Nós conversamos, mas respeitamos a opinião dos pais”, completou.

Nessa situação, os alunos mantêm as atividades na UCP com acompanhamento pedagógico, orientações, suplementação de leitura, escrita e cálculo. Os alunos precisam ter 14 anos para iniciar as atividades, mas não há idade limite para participação. (P.C)