Política

Jogos escolares envolvem mais de 5 mil estudantes

Governo do Estado garante apoio aos atletas classificados nas etapas regional e estadual

A 47ª edição dos Jogos Escolares de Roraima, lançada no dia 15 de maio, contará com a participação de 5,4 mil alunos que devem competir nas mais diversas modalidades. As competições foram separadas em etapas regionais, iniciando pelo município de Uiramutã e ainda passar por Caracaraí, Rorainópolis, Alto Alegre e Bonfim. A etapa estadual deve encerrar no mês de junho com a classificatória na capital.

Em entrevista ao programa Agenda da Semana, na Rádio Folha AM 1020, domingo, dia 20, o secretário-adjunto de educação, Shiská Pereira, afirmou que o Governo do Estado deve prestar auxílio com passagens e locomoção para os atletas classificados para as etapas estadual e nacional.

“No ano passado a governadora Suely Campos disponibilizou passagens aéreas para aqueles atletas que se destacaram e que perderiam a chance de mostrar o talento deles e o trabalho desenvolvido em nosso Estado, por falta de recursos. Isso demonstra valorização ao esporte”, disse.

Os mais de 5 mil estudantes estão divididos em diversas modalidades, entre elas futsal, tênis de mesa, futebol, voleibol e xadrez. “Ao promover os Jogos Escolares, estamos incentivando a prática de esportes nas escolas. O esporte promove diversas mudanças na vida desses jovens, inclusive social”, pontuou o secretário.

REFORMAS – Pereira informou ainda que os ginásios das sedes regionais das competições estão sendo revitalizados para receberem os Jogos Escolares de Roraima. “O Ginásio Barandinha, no município de Caracaraí, há mais de 10 anos não recebia nenhum tipo de melhoria. Desde 30 de abril, equipes trabalham revitalizando o ginásio, contemplando as partes elétrica, hidráulica, sanitária e predial. Outro centro esportivo a receber o mesmo serviço, foi o Ginásio Poliesportivo de Rorainópolis, que há mais de 16 anos estava abandonado”, lembrou.

ETAPAS – Os Jogos Escolares da Juventude serão disputados em novo formato em 2018. Após as visitas de inspeção nas cidades candidatas, o Comitê Olímpico do Brasil (COB) definiu que as etapas regionais, destinadas a classificar as modalidades coletivas, serão realizadas nas cidades de Natal (RN), Manaus (AM) e Joinville (SC). E definiu também que Natal sediará a etapa nacional, reunindo mais de seis mil atletas das categorias 12 a 14 e 15 a 17 anos.