Política

Janot apresenta denúncia contra Romero Jucá

Inquérito será julgado pelo Supremo, que decidirá se o senador Jucá vira ou não réu

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, apresentou uma denúncia ao Supremo Tribunal Federal (STF) contra o líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), no âmbito da Operação Zelotes.

Ainda de acordo com a publicação, o inquérito está sob relatoria do ministro Ricardo Lewandowski, relator da Zelotes no STF. O inquérito será julgado pela segunda turma do Supremo, que decidirá se Jucá vira ou não réu.

No ano passado, o STF autorizou a abertura de dois inquéritos na Operação Zelotes para apurar o envolvimento de Jucá e outros três parlamentares em fraudes no Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf) – tribunal de recursos da Receita.

Suspeita é de que os parlamentares trabalharam para alterar medida provisória em troca de benefícios.

Outro lado – De acordo com o advogado do senador, Antônio Carlos de Almeida Castro, o inquérito não apontou indícios de prática de crimes por seu cliente.

Segundo ele, a denúncia faz parte de um conjunto de acusações que estão sendo apresentadas pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, no fim de seu mandato para mostrar resultados. “Tendo a acreditar que isso faz parte da sessão de flechas finais do Janot”.

Fonte: EXAME